A relação da Igreja Católica com a mídia

Dos meios de comunicação de massa ao Instagram do Papa Francisco

Authors

  • Leticia Moreira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v10i1.42224

Abstract

A relação da Igreja Católica com a mídia nem sempre foi harmônica, mas, paulatinamente, a instituição religiosa percebeu que se não aderisse aos meios de comunicação, seus ensinamentos não conseguiriam ser propagados com amplitude. Tendo em vista esse cenário, este trabalho busca analisar como e por que a Igreja vem remodelando sua comunicação com os fiéis, ao longo dos anos, desde a efervescência da comunicação massiva até às redes sociais. Para isso, é realizada uma pesquisa de inspiração netnográfica (KOZINETS, 2014), a partir das publicações do Instagram do Papa Francisco, nos meses de março e abril de 2018. Como resultado, este estudo avalia que a adesão da Igreja aos meios de comunicação ampliou o alcance das suas mensagens, o Instagram do Papa vem proporcionando uma sensação aproximativa entre a religião e seus fiéis, e o caráter imagético da rede social contribui para uma maior persuasão dos seguidores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leticia Moreira, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense.

Published

2019-09-29

How to Cite

Moreira, L. (2019). A relação da Igreja Católica com a mídia: Dos meios de comunicação de massa ao Instagram do Papa Francisco. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(1), 120–137. https://doi.org/10.36517/psg.v10i1.42224

Issue

Section

Dossiê Emerge