A relação da Igreja Católica com a mídia
Dos meios de comunicação de massa ao Instagram do Papa Francisco
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v10i1.42224Resumo
A relação da Igreja Católica com a mídia nem sempre foi harmônica, mas, paulatinamente, a instituição religiosa percebeu que se não aderisse aos meios de comunicação, seus ensinamentos não conseguiriam ser propagados com amplitude. Tendo em vista esse cenário, este trabalho busca analisar como e por que a Igreja vem remodelando sua comunicação com os fiéis, ao longo dos anos, desde a efervescência da comunicação massiva até às redes sociais. Para isso, é realizada uma pesquisa de inspiração netnográfica (KOZINETS, 2014), a partir das publicações do Instagram do Papa Francisco, nos meses de março e abril de 2018. Como resultado, este estudo avalia que a adesão da Igreja aos meios de comunicação ampliou o alcance das suas mensagens, o Instagram do Papa vem proporcionando uma sensação aproximativa entre a religião e seus fiéis, e o caráter imagético da rede social contribui para uma maior persuasão dos seguidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
