A melancolia na Consolação a Márcia: perspectivas estoicas e atualizações filosóficas
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v16i1.96251Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar, refletir e problematizar a questão da melancolia no texto epistolar de Sêneca Consolação a Márcia, examinando a concepção estoica da dor e da perda causada pela morte, ampliando a reflexão por meio de um diálogo com autores modernos, em especial Michel Foucault e Pierre Hadot. Buscando compreender como a filosofia antiga, em especial o estoicismo, oferece possibilidades de reflexões atemporais que podem viabilizar a realização de práticas que colaboram para a elaboração da relação do sujeito com a morte e suas consequências como o luto, a ausência e a tristeza, direcionando-o para um cuidado de si que emerge a partir da dor.
Downloads
Literaturhinweise
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade II: O uso dos prazeres. Tradução sob a direção de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
GRIMAL, Pierre. Sêneca. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
HADOT, Pierre. Exercices spirituels et Philosophie Antique. Paris: Albin Michel, 1993.
NUSSBAUM, Martha. The Therapy of Desire: Theory and Practice in Hellenistic Ethics. Princeton: Princeton University Press, 1994.
SÊNECA. Consolação a Márcia. In: Consolações. Tradução de J. A. Segurado e Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 Vilmar Prata

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.











