Sistêmica, crítica... e incansável

A contribuição da EPC para a análise de cenários complexos

Auteurs

  • Adilson Vaz Cabral Filho Universidade Federal Fluminense
  • Eula Dantas Taveira Cabral Fundação Casa de Rui Barbosa

DOI :

https://doi.org/10.36517/psg.v10i1.42216

Résumé

As ferramentas metodológicas da Economia Política da Comunicação (EPC) oferecem o desafio de abordar objetos de estudo e universos de análise de forma crítica e sistêmica. O que se apresenta como diferencial para a construção de uma crítica pertinente, também se coloca como um exaustivo desafio para uma incessante e contínua compreensão da realidade que caracteriza a EPC como campo. Nesse texto, a partir de uma abordagem fundamentalmente bibliográfica, abordamos a complexidade desse campo e seus imbricamentos com a área da Comunicação, a necessidade de afirmação de um pensamento sistêmico e crítico para enfrentar demandas de análise, pensando, por fim, uma proposta de atuação político-epistemológica para pensar a EPC como campo acadêmico de contribuição para a construção de uma sociedade mais democrática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Adilson Vaz Cabral Filho, Universidade Federal Fluminense

Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Curso de Comunicação Social e nos Programas de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano e de Estudos Pós-graduados em Política Social. Tem pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Comunicação. Atua nas áreas de Políticas de Comunicação e Comunicação Comunitária.

Eula Dantas Taveira Cabral, Fundação Casa de Rui Barbosa

Professora do Programa de Pós-graduação em Memória e Acervo, trabalha com pesquisas e projetos no Setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Tem pós-doutorado, Doutorado e Mestrado em Comunicação Social. Atua nas áreas de Economia Política da Comunicação, Cultura e Informação.

Téléchargements

Publiée

2019-09-26

Comment citer

Vaz Cabral Filho, A., & Dantas Taveira Cabral, E. (2019). Sistêmica, crítica. e incansável: A contribuição da EPC para a análise de cenários complexos. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(1), 6–22. https://doi.org/10.36517/psg.v10i1.42216

Numéro

Rubrique

Dossiê Emerge