Título Padrão

outra visão historiográfica como suporte para a resistência

Auteurs

  • Universidade da Região de Joinville
  • Universidade da Região de Joinville
  • Universidade da Região de Joinville (Univille)

DOI :

https://doi.org/10.36517/psg.v13i0.70755

Résumé

Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior, realizada pela equipe sob o Programa Institucional de Pesquisa *. O texto faz um levantamento bibliográfico sobre a formação histórica da cidade de Joinville quanto à presença do negro, e para além da identidade germânica. A partir da revisão de autores comprometidos com uma nova historiografia da cidade, é feito um levantamento de dados sobre a imigração haitiana desde à segunda década dos anos dois mil, bem como o contexto que motiva esse deslocamento. Depois, um novo aporte teórico é realizado para a compreensão da importância da língua na identidade, e conclui apresentando resultados de entrevistas realizadas com imigrantes haitianos que estudam *. O resultado é um conjunto de observações sobre como a presença haitiana é incômoda para alguns grupos da cidade, bem como sobre o idioma sendo uma forma de resistência de suas identidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e licenciada em História pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Atualmente é professora Adjunta da Univille e coordenadora do Curso de Direito da Univille na Unidade de São Francisco do Sul. Exerceu a função de Pró Reitora de Ensino da Univille entre 2013 - 2019. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Estado e democracia, movimentos sociais, direitos humanos, imigração, populações quilombolas e mídia e poder. Participa dos grupos de pesquisa Cidade Cultura e Diferença, Clínica de Direitos Humanos e Núcleo de Estudos afrobrasileiro (registrados no diretório de grupos de pesquisa do CNPq).

, Universidade da Região de Joinville

Graduado em Design pela Universidade da Região de Joinville (2007), em Produção Multimídia pela Universidade Anhanguera (2005). Mestre em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) com pesquisa sobre design da informação em redes sociais. Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná pesquisando design, educação e comunidades em situação de vulnerabilidade. Atualmente professor adjunto da Universidade da Região de Joinville, atuando nos cursos de Design e Publicidade e Propaganda, e também nas especializações em Design. Educador, extensionista e pesquisador com o trabalho direcionado para articulações entre design e direitos humanos, design como processo para questões sociais, design e comunicação, design e branding. Pesquisador do Programa Institucional de Pesquisa da Univille com o projeto COMUNICAÇÃO E IMIGRAÇÃO: Direitos Humanos fortalecidos pelas redes sociais. Criador e membro do Projeto Integrado Caminho Curto: Vivências de Ensino, Pesquisa e Extensão na Promoção da Cidadania, que atua junto à Comunidade Remanescente Quilombola Beco do Caminho Curto, localizada em Joinville-SC. Profissional autônomo em design gráfico com atuação em design de identidades visuais, design editorial, design promocional e design de interfaces.

, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Atualmente (abril/2020) é bolsista no Projeto Institucional de Pesquisa em Comunicação da Universidade da Região de Joinville, denominado "Comunicação Inclusiva: O olhar do imigrante haitiano na construção de conteúdo em redes sociais", coordenado pela Professora Dra. Sirlei de Souza. Foi bolsista do Projeto de Pesquisa em Direitos Humanos (2018-2020), tendo como professoras coordenadoras a Dra. Fernanda Brandão Lapa (2018) e a Dra. Sirlei de Souza (2019-2020). Tem experiência na área de Ciências Jurídicas, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação em direitos humanos, ensino superior, direitos humanos e imigrantes. Fascinada pelas áreas de Direito Constitucional, Econômico e Internacional Privado.

Publiée

2022-10-14

Comment citer

Souza, S. de ., Prateat, J., & Soares, K. A. (2022). Título Padrão: outra visão historiográfica como suporte para a resistência. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–27. https://doi.org/10.36517/psg.v13i0.70755

Numéro

Rubrique

Artigos Livres