Identidades políticas no TikTok
o efeito das estratégias de Lula e Bolsonaro no engajamento jovem nas eleições de 2022
DOI :
https://doi.org/10.36517/psg.v15i2.94443Résumé
O TikTok é atualmente uma plataforma com características singulares: parte rede social, parte streaming, o aplicativo chinês é hoje parte do tecido cultural de gerações mais jovens, e é tanto catalisadora como propulsora de uma linguagem digital própria, que força entrantes a adaptar sua identidade para esse meio, se quiserem comunicar-se adequadamente neste ambi-ente. Neste artigo, analisamos as publicações dos candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva durante o período oficial da campanha eleitoral de 2022, entendendo como esses políticos adaptaram sua comunicação junto ao público jovem, prevalente na cultura tiktoker. Os resultados demonstraram que ambos os candidatos ajustaram suas estratégias e linguagem para se comunicar com o público-alvo do aplicativo, obtendo, com isso, diferentes resultados. Como contribuição teórica, esse artigo apresenta caminhos metodológicos para pesquisas sobre e na plataforma, discutindo ainda o impacto desse meio para os estudos sobre cultura digital.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
