Banho enrolado em bebês prematuros em unidade neonatal: a prática na perspectiva de enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.15253/2175-6783.20202142454Palabras clave:
Enfermagem; Recém-Nascido Prematuro; Humanização da Assistência; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Imersão.Resumen
Objetivo: compreender a prática do banho enrolado em bebês prematuros, em unidade neonatal, na perspectiva de enfermeiros. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada, com 13 enfermeiros atuantes em unidades neonatais, captados através da técnica de amostragem bola de neve. Dados submetidos à análise temático-categorial. Resultados: os enfermeiros consideraram benefícios relacionados ao conforto e à estimulação no banho enrolado, entretanto, citaram desafios para a prática, relacionados ao desconhecimento, à baixa adesão e sobrecarga de trabalho da equipe de enfermagem, ausência de rotinas e protocolos institucionais, além da escassez ou mesmo inadequação dos recursos materiais disponíveis nas instituições. Conclusão: a prática do banho enrolado, na perspectiva de enfermeiros, tem efeitos positivos para o desenvolvimento de bebês prematuros, porém existem desafios gerenciais que precisam ser superados para efetiva implementação.
Descargas
Citas
Costa MFS, Gomes Jr SC, Magluta C. Analysis of the distribution of births with severity markers in maternity with neonatal intensive care unit in the Unified Health System. Cad Saúde Coletiva. 2018; 26(2):125-30. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201800020419
Pessoa TA, Martins CBG, Lima FCA, Gaíva MAM. The growth and development against the prematurity and low birth weight. Av Enferm [Internet]. 2015 [cited may 28, 2019]; 33(3):401-11. Available from: http://www.scielo.org.co/pdf/aven/v33n3/v33n3a08.pdf
Ministério da Saúde (BR). Atenção humanizada ao recém‑nascido de baixo peso. Método Canguru: manual técnico [Internet]. 2017 [citado 2019 out 22]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_humanizada_metodo_canguru_manual_3ed.pdf
Phillips RM. Seven core measures of neuroprotective family-centered developmental care: creating an infrastructure for implementation. Newborn Infant Nurs Rev 2015; 15:87-90. doi: https://doi.org/10.1053/j.nainr.2015.06.004
Marques LF, Ribeiro RV, Rocha CR, Carreiro MA, Santiago LC. Care to the extreme premature: minimum handling and humanization. Rev Pesqui Cuid Fundam Online. 2017; 9(4):927-31. doi: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.927-931
Freitas P, Munhoz MMB, Costa P, Kimura AF. Effect of two immersion bathing techniques on the axillary temperature of preterm newborns: a pilot study. Texto Contexto Enferm. 2018; 27(1):e0580016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720180000580016
Fernández D, Antolín-Rodriguéz R. Bathing a premature infant in the intensive care unit: a systematic review. J Pediatr Nurs. 2018; 42:e52–e57. doi: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2018.05.002
Freitas P, Bueno M, Holditch-Davis D, Santos Jr HP, Kimura AF. Biobehavioral responses of preterm infants to conventional and swaddled tub baths. J Perinat Neonat Nurs. 2018; 32(4):358-65. doi: http://dx.doi.org/10.1097/JPN.0000000000000336
Çaka SY, Gözen D. Effects of swaddled and traditional tub bathing methods on crying and physiological responses of newborns. J Spec Pediatr Nurs. 2018; 23(1):e12202. doi: https://doi-org.ez39.periodicos.capes.gov.br/10.1111/jspn.12202
Vinuto J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas [Internet]. 2014 [citado 2019 mar. 14];22(4):203-20. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/cd8e/3ecb215bf9ea6468624149a343f8a1fa8456.pdf
Oliveira, DC. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2008 [citado 2018 mar. 2]; 16(4):569-76. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v16n4/v16n4a19.pdf
Edraki M, Paran M, Montaseri S, Nejadi MR, Montaseri Z. Comparing the effects of swaddled and conventional bathing methods on body temperature and crying duration in premature infants: a randomized clinical trial. J Caring Sci. 2014; 3(2):83-91. doi: http://dx.doi.org/10.5681/jcs.2014.009
Ministério da Saúde (BR). Método canguru: diretrizes do cuidado [Internet]. 2018 [citado 2019 out 22]. Disponível em: http://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/09/metodo_canguru_diretrizes_cuidado2018.pdf
Lund C. Bathing and beyond: current bathing controversies for newborn infants. Adv Neonatal Care. 2016; 16(5):13-20. doi: http://dx.doi.org/10.1097/ANC.0000000000000336
Freitas P, Marques SR, Alves TB, Takahashi J, Kimura AF. Changes in physiological and behavioral parameters of preterm infants undergoing body hygiene: a systematic review Rev Esc Enferm USP. 2014; 48(spe):178-83. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000600025
Trettene A, Luiz A, Razera A, Maximiano T, Cintra F, Monteiro L. Nursing workload in specialized semi-intensive therapy unit: workforce size criteria. Rev Esc Enferm USP. 2015; 49(6):958-63. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000600012
Lima LSC, Souza NVDO, Gonçalves FGA, Pires AS, Ribeiro LV, Santos DM. Subjectivity of the nursing workforce and the practice of adapting and improvising material. Cienc Cuid Saúde. 2016; 15(4):685-92. doi: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v15i3.31555
Brandon D, Hill CM, Heimall L, Lund CH, Kuller J, McEwan T, et al. Neonatal skin care: evidence-based clinical practice guideline. [Internet]. 201 [cited Dec 13, 2019]. Available from: https://research-portal.uws.ac.uk/en/publications/neonatal-skin-care-evidence-based-clinical-pratice-guideline
Amaral GF, Sales ASD, Mota PMT, Monteiro SBLL, Cordeiro SPSR, Cavalcante MM. Development of a nursing protocol for childcare consultations. Rev Rene. 2015; 16(1):81-9. doi: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2015000100011
Silva LJ, Leite JL, Silva TP, Silva IR, Mourão PP, Gomes TM. Management challenges for best practices of the Kangaroo Method in the Neonatal ICU. Rev Bras Enferm. 2018; 71(Suppl 6):2783-91. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0428
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Rev Rene

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.