Reconhecimento das reações transfusionais imediatas por enfermeiros no centro de terapia intensiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/2175-6783.20252695551

Palabras clave:

Enfermeiros; Reação Transfusional; Unidades de Terapia Intensiva; Cuidados Críticos; Pesquisa sobre Serviços de Saúde.

Resumen

Objetivo: compreender as contribuições de uma intervenção educativa para o reconhecimento de reações transfusionais imediatas por enfermeiros atuantes em centro de terapia intensiva. Métodos: estudo qualitativo, baseado na pesquisa-ação de Thiollent, desenvolvido com 14 enfermeiros atuantes em unidade de terapia intensiva de um hospital municipal. Foram excluídos profissionais afastados por férias e/ou licenças. A coleta de dados ocorreu por meio de oficinas emancipatórias, desenvolvidas em seis fases: exploratória, problematização, teorização, plano de ação, avaliação e divulgação. A análise seguiu o método de conteúdo temático. Resultados: as oficinas possibilitaram reflexões sobre sinais clínicos de reações transfusionais imediatas, além de favorecerem a identificação de fragilidades e sugestões de estratégias educativas. Entre as ações propostas, destacaram-se uma capacitação teórica e a criação de um cartão-crachá como material de apoio prático durante a assistência. Conclusão: a intervenção foi percebida como um recurso de apoio para o reconhecimento clínico de reações transfusionais, favorecendo a familiaridade com condutas previstas no protocolo institucional. Contribuições para a prática: o estudo reforça a relevância de estratégias educativas participativas no cotidiano assistencial, especialmente em contextos críticos, promovendo a articulação entre teoria e prática na segurança transfusional.

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Publicado

2025-10-15

Cómo citar

1.
Santos SSA dos, Oliveira VBCA de, Pereira TM. Reconhecimento das reações transfusionais imediatas por enfermeiros no centro de terapia intensiva. Rev Rene [Internet]. 15 de octubre de 2025 [citado 5 de diciembre de 2025];26:e95551. Disponible en: https://periodicos.ufc.br/rene/article/view/95551

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