Configuração escolar e a produção de contextos sociais de ação:
a escola pública diferenciada na relação com a mobilização familiar
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.v56i.94927Palabras clave:
mobilização familiar, estratificação escolar, escola pública diferenciada, ensino médio, contexto social da açãoResumen
Inserido no campo da sociologia da educação, o artigo apresenta resultados de uma investigação que buscou analisar a mobilização familiar em contextos diferenciados de escola pública de nível médio a partir das diferenças desse nível de mobilização entre tipos de escola pública. O artigo desenvolve-se a partir da articulação de duas pesquisas contíguas, utilizando primeiramente dados qualitativos obtidos via entrevistas com dez famílias de duas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e dados via questionário com fins comparativos, respondidos por 384 estudantes entre oito escolas, estratificadas conforme tipo de escola e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do bairro em Fortaleza-CE, entre 2016 e 2019. A partir de análises descritivas e técnica multidirecional, foi possível verificar consistente nível de envolvimento parental mesmo entre famílias de baixa renda atendidas pela rede pública e a convergência entre um conjunto multirrelacional de variáveis que indicam maiores níveis de práticas e ações de mobilização familiar no contexto de ação constituído na relação com as escolas públicas diferenciadas em vista às demais escolas públicas regulares, evidenciando a pertinência das variações sincrônicas sobre as ações e práticas dos indivíduos.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA. Critério Brasil de classificação econômica 2018. São Paulo: ABEP, 2018.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BROWN, Phillip. The 'Third Wave': education and the ideology of parentocracy. British Journal of Sociologyof Education, v. 11, n. 1, p. 65-86, 1990. DOI: DOI: 10.1080/0142569900110105.
BROWN, Timothy. Confirmatory Factor Analysis for applied research. 2. ed. New York; London: The Guilford Press, 2015.
COSTA, Márcio da. Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p. 455-469, 2008.
COSTA, Márcio da. Lógica de quase-mercado. Revista Educação, n. 153, 2010. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com.br/formacao-docente/153/artigo234697-1.asp. Acesso em: 18 jun. 2015.
COSTA, Márcio da. et al. Oportunidades e escolhas - famílias e escolas em um sistema escolar desigual. In: ROMANELLI, G.; NOGUEIRA, M. A.; ZAGO, N. (org.). Família & escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 109-130.
COSTA, Márcio da; KOSLINSKI, Mariane Campelo. Escolha, estratégia e competição por escolas públicas. Pro-Posições, v. 23, n. 2, p. 195-213, 2012.
DISTEFANO, Christine; MORGAN, Grant. A comparison of Diagonal Weighted Least Squares robust estimation techniques for ordinal data. Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, v. 21, p. 425-438, 2014. DOI: DOI: 10.1080/10705511.2014.915373.
FEVORINI, Luciana Bittencourt; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. O envolvimento da família na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório com pais das camadas médias. Psicologia da Educação, n. 28, p. 73-89, 2009.
HAGUETTE, André; PESSOA, Márcio. Dez escolas, dois padrões de qualidade: uma pesquisa em dez escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015.
HAIR, Joseph. et al. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HILL, Nancy; TYSON, Diana. Parental involvement in middle school: a meta-analytic assessment of the strategies that promote achievement. Developmental Psychology, v. 45, n. 3, p. 740-763, 2009. DOI: DOI:10.1037/a0015362.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Microdados do Censo Escolar 2018. Brasília: INEP, 2019.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LAHIRE, Bernard. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
LAHIRE, Bernard. A cultura dos indivíduos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
MÎNDRILĂ, Diana. Maximum Likelihood (ML) and Diagonally Weighted Least Squares (DWLS) estimation procedures: a comparison of estimation bias with ordinal and multivariate non-normal data. International Journal of Digital Society, v. 1, n. 1, p. 60-66, 2010.
MORGAN, Stephen Lawrence. On the edge of commitment: educational attainment and race in the United States. Stanford: Stanford University Press, 2005.
NEVES, Jorge Alexandre Barbosa. Modelo de equações estruturais: uma introdução aplicada. Brasília: ENAP, 2018.
NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; RESENDE, Tânia de Freitas; VIANA, Maria José Braga. Escolha do estabelecimento de ensino, mobilização familiar e desempenho escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, 2015. DOI: DOI: 10.1590/S1413-24782015206210.
NOGUEIRA, Maria Alice. Famílias de camadas médias e a escola: bases preliminares para um objeto em construção. Educação e Realidade, v. 20, n. 1, p. 9-25, 1995.
NOGUEIRA, Maria Alice. A escolha do estabelecimento de ensino pela família: a ação discreta da riqueza cultural. Revista Brasileira de Educação, n. 7, p. 42-56, 1998a.
NOGUEIRA, Maria Alice. Relação família-escola: novo objeto da sociologia da educação. Paidéia, v. 8, n. 14-15, p. 91-103, 1998b. DOI: DOI: 10.1590/S0103-863X1998000100008. Acesso em: 12 jan. 2014.
NOGUEIRA, Maria Alice. A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, v. 11, n. 176, p. 563-578, 2005.
NOGUEIRA, Maria Alice; RESENDE, Tânia Freitas. Relação família-escola no Brasil: um estado do conhecimento (1997-2011). Educação: teoria e prática, v. 32, n. 65, e02, p. 1-19, 2022. DOI: DOI: 10.18675/1981-8106.v32.n.65.s15325.
PREFEITURA DE FORTALEZA. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Desenvolvimento Humano, por bairro, em Fortaleza. Fortaleza: SDE/COPDE, 2014.
RESENDE, Tânia de Freitas; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. Escolha do estabelecimento de ensino e perfis familiares: uma faceta a mais das desigualdades escolares. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 953-970, 2011.
ROSISTOLATO, Rodrigo. Choice and access to the best schools of Rio de Janeiro: a rite of passage. Vibrant, v. 12, n. 2, p. 380-416, 2015. DOI: DOI 10.1590/1809-43412015v12n2p380.
ROSISTOLATO, Rodrigo; PRADO, Ana Pires do. Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado. In: Anais do 16º Congresso Brasileiro de Sociologia. 2013. Trabalhos completos. Salvador, BA: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2013.
ROSS, Terris. The differential effects of parental involvement on high school completion and postsecondary attendance. Education Policy Analysis Archives, v. 24, n. 30, p. 1-38, 2016. DOI: DOI: 10.14507/epaa.v24.2030.
ROSSEEL, Yves. Lavaan: an R package for Structural Equation Modeling. Journal of Statistical Software, v. 48, n. 2, p. 1-36, 2012.
VEIGA, Feliciano Henriques. et al. Students’ engagement in school and family variables: A literature review. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 33, n. 2, p. 187-197, 2016. DOI: DOI: 10.1590/1982-02752016000200002.
WANG, Ming-Te; SHEIKH-KHALIL, Salam. Does parental involvement matter for student achievement and mental health in high school? Child Development, v. 85, n. 2, p. 610-625, 2014. DOI: DOI: 10.1111/cdev.12153.
Publicado
Versiones
- 2025-11-26 (2)
- 2025-11-26 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Harlon Romariz Rabelo Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
