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Configuração escolar e a produção de contextos sociais de ação:

a escola pública diferenciada na relação com a mobilização familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.v56i.94927

Palavras-chave:

mobilização familiar, estratificação escolar, escola pública diferenciada, ensino médio, contexto social da ação

Resumo

Inserido no campo da sociologia da educação, o artigo apresenta resultados de uma investigação que buscou analisar a mobilização familiar em contextos diferenciados de escola pública de nível médio a partir das diferenças desse nível de mobilização entre tipos de escola pública. O artigo desenvolve-se a partir da articulação de duas pesquisas contíguas, utilizando primeiramente dados qualitativos obtidos via entrevistas com dez famílias de duas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e dados via questionário com fins comparativos, respondidos por 384 estudantes entre oito escolas, estratificadas conforme tipo de escola e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do bairro em Fortaleza-CE, entre 2016 e 2019. A partir de análises descritivas e técnica multidirecional, foi possível verificar consistente nível de envolvimento parental mesmo entre famílias de baixa renda atendidas pela rede pública e a convergência entre um conjunto multirrelacional de variáveis que indicam maiores níveis de práticas e ações de mobilização familiar no contexto de ação constituído na relação com as escolas públicas diferenciadas em vista às demais escolas públicas regulares, evidenciando a pertinência das variações sincrônicas sobre as ações e práticas dos indivíduos.

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Biografia do Autor

Harlon Romariz Rabelo Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Departamento de Sociologia e Ciência Política (SOCIP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFTM). Doutor em Sociologia (UFRGS). Pesquisa nas áreas de sociologia da educação e estratificação educacional.

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Publicado

26-11-2025

Versões

Como Citar

Rabelo Santos, H. R. (2025). Configuração escolar e a produção de contextos sociais de ação:: a escola pública diferenciada na relação com a mobilização familiar. Revista De Ciências Sociais, 56. https://doi.org/10.36517/rcs.v56i.94927