Sociologia de um grupo familiar administrador de uma escola de elite em São Luis do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d04

Palavras-chave:

Reprodução Social, Trajetórias, Escola de elite

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise da trajetória social e das estratégias de reprodução social de um grupo familiar fundador de uma “escola de elite” de São Luis. O caso apresentado é um exemplo de como processos de socialização e escolarização de determinados agentes sociais que compõem uma família dirigente de uma escola, são decisivos para o tipo de estratégia de distinção desta num espaço escolar e urbano estratificado, em que o modo como a escola se apresenta e os valores que defende implicam, em atrair ou não, determinadas famílias para o seu empreendimento. Os dados empíricos foram construídos através de entrevista e leitura de documentos escritos pelo próprio agente entrevistado, um dos proprietários da instituição escolar analisada. O discurso dos dirigentes da escola revela uma relação com os discursos da “escola neoliberal” que tem emergido no Brasil e no mundo, desde a década de 1970.

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Biografia do Autor

, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Sciences Sociales et Économiques, pelo Institut Catholique de Paris. Professor Associado do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Maranhão.

, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

01-11-2020

Como Citar

Carvalho Filho, J. L., & dos Remédios Costa, L. A. (2020). Sociologia de um grupo familiar administrador de uma escola de elite em São Luis do Maranhão. Revista De Ciências Sociais, 51(3), 101–130. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d04

Edição

Seção

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários c