MANIPULAÇÃO DOS AFETOS: UM PROCEDIMENTO DO CONVENCER EM ANÚNCIOS CEARENSES DO INÍCIO DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i31.2012.1068Resumo
Neste trabalho, trazemos para as discussões acerca do anúncio publicitário contribuições de uma linguística de texto orientada por um olhar diacrônico que focaliza a historicidade do gênero. É nosso principal interesse refletir sobre a manipulação dos afetos (BRETON, 1999) como estratégia retórica utilizada no anúncio publicitário em seu percurso evolutivo, avaliando como são mobilizados estes recursos particulares do convencer: o apelo aos sentimentos e o efeito fusional. Para fins de ilustração e análise, tomamos por objetos anúncios cearenses veiculados pela revista Ba-ta-clan no início do século XX. A análise nos permite identificar diversos recursos de manipulação dos afetos, revelando como esse procedimento retórico, considerado por alguns uma estratégia publicitária atual, manifestava-se na publicidade cearense já no início do século passado.
Palavras-chave:anúncio publicitário; diacronia; manipulação.
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