MANIPULAÇÃO DOS AFETOS: UM PROCEDIMENTO DO CONVENCER EM ANÚNCIOS CEARENSES DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Mônica Magalhães Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Hildenize Andrade Laurindo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i31.2012.1068

Resumo

Neste trabalho, trazemos para as discussões acerca do anúncio publicitário contribuições de uma linguística de texto orientada por um olhar diacrônico que focaliza a historicidade  do  gênero.  É  nosso  principal  interesse  refletir sobre a manipulação dos afetos (BRETON, 1999) como estratégia retórica utilizada no anúncio publicitário em seu percurso evolutivo, avaliando como são mobilizados estes recursos particulares do convencer: o apelo aos sentimentos e o efeito fusional. Para fins de ilustração e análise, tomamos por  objetos  anúncios  cearenses  veiculados  pela  revista Ba-ta-clan no início do século XX. A análise nos permite identificar  diversos  recursos  de  manipulação  dos  afetos, revelando como esse procedimento retórico, considerado por alguns uma estratégia publicitária atual, manifestava-se na publicidade cearense já no início do século passado.

Palavras-chave:anúncio publicitário; diacronia; manipulação.

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Como Citar

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; LAURINDO, Hildenize Andrade. MANIPULAÇÃO DOS AFETOS: UM PROCEDIMENTO DO CONVENCER EM ANÚNCIOS CEARENSES DO INÍCIO DO SÉCULO XX. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. DOI: 10.36517/2525-3468.rdl.v1i31.2012.1068. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1068. Acesso em: 18 jun. 2025.

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