GÊNEROS INSTRUCIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE E PERSPECTIVAS

Autores

  • Leonor Wernek dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sylvia J. S. do Nascimento Fabiani Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i31.2012.1081

Resumo

Este artigo pretende discutir a abordagem dos gêneros textuais instrucionais em duas coleções didáticas de Ensino Fundamental, mostrando a relação teoria-prática entre os pressupostos teórico-metodológicos e as atividades de leitura e produção textual. Começamos discutindo a perspectiva textual sociointeracional presente nos documentos oficiais de ensino e refletida nos livros didáticos, destacando as propostas de dolz eschneuwly, que norteiam muitos desses manuais. A seguir analisamos livros didáticosdestinados ao Ensino Fundamental, enfocando o tratamento dado aos gêneros textuais instrucionais.Palavras-chave: gêneros textuais, ensino, livros didáticos

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