A CONSTITUIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO INTERTEXTUAL EM MEMES DA INTERNET
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94353Palavras-chave:
argumentação, intertextualidade, memes da internetResumo
Este artigo investiga a constituição da argumentação e intertextualidade em memes da internet, analisando como essas produções digitais operam como veículos de comunicação persuasiva em contextos sociais contemporâneos. O objetivo principal é compreender as estratégias argumentativas utilizadas pelos memes e como elas se relacionam com referências culturais que intensificam seu impacto. A fundamentação teórica baseia-se nas obras de Cavalcante (2012), Koch, Bentes e Cavalcante (2007), Melo (2013), Cavalcante et al. (2022), Abreu (2009), Marcuschi (2008), Paveau (2021), Martins (2024), Muniz-Lima (2024), Dawkins (2007) e Recuero (2007). A metodologia adotada é qualitativa, considerando seus elementos visuais e textuais. Os resultados indicam que os memes analisados utilizam estratégias argumentativas, sobretudo, a ironia, além de fazerem uso de referências intertextuais para reforçar suas mensagens. A pesquisa destaca a importância dos memes na formação de identidades coletivas e na disseminação de discursos críticos, contribuindo para a compreensão das dinâmicas comunicativas da era digital. Justifica-se a relevância deste estudo diante do crescimento do uso de memes como forma de expressão social e política, além de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas na área linguística textual.
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