Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.36517/rdl.v2i44.102679Resumen
O ambiente digital tem provocado mudanças não apenas nos modos como produzimos e compreendemos textos, mas também nas próprias condições em que se constituem as interações e os sentidos. Nessa perspectiva, além de representar novas práticas textuais, ele introduz recursos, combina sistemas semióticos, reorganiza relações entre interlocutores, propicia o uso de novos gêneros e, mais recentemente, incorpora às interações sistemas de inteligência artificial capazes de participar, de diferentes maneiras, dos modos de “fazer texto”. É diante desse cenário que a Revista de Letras, da Universidade Federal do Ceará, apresenta o dossiê “Linguística Textual e ambiente digital”, que integra o volume 2 do número 44, referente ao período de julho a dezembro de 2025. O conjunto de trabalhos aqui reunidos parte de uma questão que nos parece central para os estudos contemporâneos do texto: o que acontece com as categorias e os procedimentos de análise, quando o texto passa a se constituir em ecossistemas digitais e/ou com a interveniência dos sistemas de inteligência artificial?
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
.png)





.png)