INTERTEXTUALIDADE NA PEÇA TEATRAL SENHOR REI, SENHORA RAINHA DE BENJAMIN SANTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94247

Palavras-chave:

Benjamim Santos, intertextualidade, teatro infantil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a intertextualidade presente na peça Senhor Rei, Senhora Rainha, de Benjamim Santos, dramaturgo piauiense que exerceu significativa influência e representatividade no teatro brasileiro a partir da segunda metade do século XX, sendo um grande expoente do teatro infantil. Dessa forma, para alcançar os objetivos propostos, adota-se uma metodologia descritivo-analítica, com abordagem essencialmente qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas de Genette (1982), Kristeva (2005; 1974), Samoyault (2008) e Koch, Bentes e Cavalcante (2012), entre outros. A partir das análises realizadas, verifica-se na obra em questão diálogos intertextuais não apenas com grandes nomes da literatura mundial, como Shakespeare, mas também autores de destaque nacional e regional, como Ariano Suassuna e Borba Filho, influências resultantes do acesso de Benjamin Santos a bens artísticos-culturais desde a infância. Além disso, em seu teatro infantil, observa-se uma diversidade estilística que combina música, estruturas em redondilhas maiores inspiradas na medida velha da cultura medieval e temas que abordam o folclore e a realidade nordestina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Estadual do Piau

Graduado em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Universidade Estadual do Piauí - UESPI(2001). Especialista em Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Faculeste. Mestre em Letras, área de concentração em Literatura, Leitura, Memória e Cultura (UESPI,2023). Doutorando em Literatura (UFPI). Professor substituto da UESPI no curso de Letras/Poruguês e Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa Literatura infantil e juvenil e a formação de leitores, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Possui experiência no exercício do magistério na Educação Básica e Superior, como porfessor da área de Linguagens no ensino fundamental, médio e superior. Ministrou aulas na Unip (Assobes Ensino Superior LTDA) nas disciplinas de História do Pensamento Filosófico, Interpretação e produção de textos e Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa. Leciona desde 2000 no Colégio Visão de Parnaíba, nas disciplinas de Literatura e, atualemnte , Interpretação textual no ensino médio. Foi professor de literatura e interpretação textual, atuando como coordenador do ensino médio da Unidade Escolar Alcionor Candeira, Cobrão, nas disciplinas de Arte, Interpretação e Produção textual e literatura, de 2005 até 2023. Em 2002, ministrou aulas na UESPI nos cursos de Licenciatura Plena em Normal Superior, Licenciatura Plena em Letras/Português e no Curso Superior Sequencial em Marketing. Atuou como professor no Colégio Cev (Teresina), entre 2020/2024, nos cursinhos e ensino médio, ministrando as disciplinas de literatura e interpretação textual.

, Universidade Estadual do Piau

Graduado em Letras/Português (UESPI), Especialista em Leitura e Produção de Textos (PUCMinas), Mestre e Doutor em Letras (PUCRS/CAPES). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL/UFPI). Coordenador do Grupo de Pesquisa LLER - Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista (UESPI/https://ojs.uespi.br/index.php/ler), Integrante do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL (Coordenador 2016-2020) e integrante da RELER (Cátedra UNESCO de Leitura/iiLer - PUC Rio) e do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ). Autor dos livros As crianças contam as histórias: os horizontes dos leitores de diferentes classes sociais (Edufpi), que recebeu o selo de Altamente Recomendável pela FNLIJ, e A adaptação literária para crianças e jovens: Robinson Crusoé no Brasil (Edufpi/CRV). Organizou em parceria os livros Ensino de Literatura no contexto contemporâneo (Mercado de Letras), Literatura Infantil e Juvenil: olhares contemporâneos (Mercado de Letras), Quando se lê a literatura infantil e juvenil, o que se lê? Como se lê? (Bonecker), Linguagens, cultura e ensino (Paco Editorial), Estudos de Gênero e a Literatura para Crianças e Jovens: um diálogo pertinente (EDUCS), Literatura, contemporaneidade e ensino (Max Limonad). Membro do corpo editorial de diversos periódicos nacionais. Coordenou o curso de graduação em Letras/Português, o Mestrado Acadêmico em Letras e foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na UESPI. Desenvolveu atividades de docência nos ensinos fundamental e médio em escolas públicas/privadas e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no campus de Caxias - MA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Literatura infantil e juvenil, Adaptação literária, Formação do leitor, Ensino de literatura, Letramentos literário e digital.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

NUNES VIEIRA, Wagner José; BUENOS AIRES DE CARVALHO, Diogenes. INTERTEXTUALIDADE NA PEÇA TEATRAL SENHOR REI, SENHORA RAINHA DE BENJAMIN SANTOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 165–180, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94247. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94247. Acesso em: 5 dez. 2025.