UM LUGAR AO SOL PARA AS UNIDADES FRASEOLÓGICAS NO ENSINO DE PORTUGUÊS – LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i43.2024.94258

Palavras-chave:

português língua estrangeira, material didático, unidades fraseológicas

Resumo

Este artigo descreve as bases para a produção de um Glossário Digital de Unidades Fraseológicas (UF), com o objetivo de apresentar expressões idiomáticas brasileiras a estudantes de Português–língua estrangeira (PLE). Assim, selecionamos exemplares dessas UF em gêneros textuais distintos e as apresentamos em determinados contextos a estudantes espanhóis de PLE, em forma de verbetes, durante um minicurso sobre cultura brasileira. Foi possível registrar as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas por eles, durante o desenvolvimento da compreensão do sentido dessas UF, e apontar o uso da imagem como ponto de partida para a construção do sentido de cada Unidade apresentada. Pretendemos, assim, compartilhar as etapas da criação do Glossário e identificar os elementos que podem contribuir para o desenvolvimento da competência fraseológica de aprendizes de PLE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Linguística, pelo PPGL da Universidade Federal do Ceará. Professora no Departamento de Letras Vernáculas da UFC

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

MOREIRA E SILVA, Maria Erotildes; MONTEIRO-PLANTIN, Rosemeire Selma. UM LUGAR AO SOL PARA AS UNIDADES FRASEOLÓGICAS NO ENSINO DE PORTUGUÊS – LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 43, 2024. DOI: 10.36517/2525-3468.rdl.v1i43.2024.94258. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94258. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.