A RELAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM VERBAL E A NÃO VERBAL NOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA

A TEXTUALIDADE DO SAMBA-ENREDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rdl.v2i43.94339

Palavras-chave:

samba-enredo, Linguística Textual, multimodalidade

Resumo

Com base em Barros (2013) e Trinta (1985), somos inclinados a dizer o que eles não, necessariamente, disseram, isto é, que o carnaval dos desfiles das escolas de samba é um gênero textual, e cada desfile um texto dele. Um texto sincrético, ou, em outras palavras, um texto misto, porque reúne expressões de linguagem verbal e não verbal. É linguagem verbal a letra de samba-enredo, bem como, porventura, outros registros escritos nos componentes do desfile; são não verbais todas as outras semioses por meio das quais o carnavalesco realiza o enredo do desfile. Vale-nos saber que cabe à Linguística Textual ampliar a noção de texto, inserindo nela a ação de outros sistemas semióticos além do verbal (Barros, 2017; Bentes, Ramos, Filho, 2010). O samba-enredo, não obstante o enredo “extrínseco” a que faz referência, tem o seu próprio enredo, isto é, o “intrínseco” (Mussa & Simas, 2010). Caso suficientemente informativo em seu próprio enredo, o samba-enredo parece não depender da relação com outros tipos de linguagem do desfile para comunicar-se minimamente. No entanto, a textualidade do samba-enredo, segundo o fator da informatividade, é, de fato, suficiente ou se alonga ao desfile como um todo? Essa questão é objeto de nossa pesquisa de doutorado, em andamento, cuja tese, em confecção, reserva espaço para a inauguração dessa discussão, para a qual contamos com as contribuições da Linguística Textual, especialmente por intermédio de Val (2006), no tocante ao que a autora entende por suficiência de dados informativos. A título de demonstração, apresentaremos algumas justificativas de nota e a letra do samba-enredo, do ano de 2023, da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, do Rio de Janeiro. Como aporte teórico, contamos com os conhecimentos de Antunes (2017), Cavalcante et al. (2022) e de, como já dito, Val (2006), para lidarmos com a informatividade como critério de análise sob o interesse deste trabalho. Os resultados encontrados até o momento não são nada conclusivos, a saber: são mais problematizadores do que cabais.

 

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Biografia do Autor

, Universidade Federal Fluminense

Possui curso técnico em administração pelo Sistema Educandus de Ensino (2010); graduação/licenciatura em LETRAS pela Universidade Estácio de Sá (2016). Pós-graduação (Especialização) em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) (2018). Mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) (2021). Pós-graduado (Especialização) em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)(2022). Doutorando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduando em Filosofia pelo Colégio Pedro II, de Realengo. Atualmente é funcionário público federal. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Redação. Atua como professor em um programa social desde 2012.

, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto de Língua Portuguesa, do Instituto de Letras, da Universidade Federal Fluminense (UFF - 2018). Possui Pós-doutorado em Letras (UNIFESP), sob a supervisão da Profa. Dra. Vanda Elias. Doutor em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ-2010/2013). Mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ-2005). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, linguística textual, leitura, produção textual, metodologia de ensino de língua, práticas de ensino de língua portuguesa. Atua na Graduação em Letras (UFF) e na Pós-graduação em Estudos de Linguagem (UFF). Professor pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas" (CNPq), liderado pelo Prof. Dr. Cláudio Cezar Henriques (UERJ) e Profa. Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira (UERJ), e "Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa (THELPO)" (CNPq), liderado pela Profa. Dra. Vanda Elias (UNIFESP). Líder do "Grupo de Estudos e Pesquisas de Linguística Textual (GEPELT/UFF)" (CNPq). Membro da Comissão Científica Nacional de Linguística Textual da ABRALIN (2023-2024).

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

TEIXEIRA DE SOUZA, Julio; CARDOSO COELHO, Fábio André. A RELAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM VERBAL E A NÃO VERBAL NOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA: A TEXTUALIDADE DO SAMBA-ENREDO. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 43, p. 211–227, 2025. DOI: 10.36517/rdl.v2i43.94339. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/94339. Acesso em: 5 dez. 2025.

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