HÁBITO ALIMENTAR E MORFOLOGIA DO TRATO DIGESTIVO DE ALGUNS PEIXES DE POÇAS DE MARÉ, NO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30911Palabras clave:
peixes, poças de maré, hábito alimentar, morfologia do trato digestivoResumen
Os peixes recifais apresentam grande variedade de adaptações para alimentação, considerando a maior diversidade de formas entre os peixes recifais. Esses peixes podem ser divididos em quatro grandes categorias de acordo com as táticas alimentares: detritívoros, varredores, herbívoros e carnívoros. O modo de alimentação e o tipo de alimento estão diretamente relacionados com a forma do corpo e o aparato digestivo, facilitando a captura e a deglutição da presa sem dificuldade. O presente trabalho tem como objetivo descrever quanto a morfologia do aparelho digestivo e ao hábito alimentar de espécies que ocorrem no litoral cearense. Os peixes foram coletados com rede de nylon e/ou arpão através de mergulho livre em poças de maré. Foi feita a caracterização anatômica-bucal e do todo trato digestivo e posteriormente a análise quantitativa do conteúdo estomacal. Foram analisados 107 estômagos referentes a 23 espécies pertencentes a 16 famílias. Semelhanças com a literatura foram observadas quanto ao hábito alimentar de algumas espécies, como a Sparisoma spp. e Lutjanus spp. As estruturas anatômicas de Haemulon plumieri e Lutjanus apodus corresponderam ao hábito alimentar carnívoro, ou seja, apresentaram estômago grande e muscular, cecos pilóricos e intestino curto, enquanto Anisotremus virginicus, Bagre marinus e Labrisomus nuchipinnis apresentaram estruturas que divergiram com sua classificação trófica, como ausência de cecos pilóricos e intestino relativamente longo para espécies carnívoras.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).