O BRASIL NO CENÁRIO DO COMÉRCIO MUNDIAL DE POLVOS – UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i1.6042Palabras clave:
polvo, Octopus cf vulgaris, pesca, exportação, comércio, São PauloResumen
A cadeia produtiva da pesca de polvo com potes no Estado de São Paulo foi implementada a partir da demanda do mercado externo criada em 2003. No presente trabalho apresenta-se os resultados da avaliação desde 2001, quando o recurso era capturado somente pela pesca de arrasto, e entre novembro de 2005 a outubro de 2007, a partir de entrevistas com representantes de todos os segmentos da cadeia. Com os dados obtidos de comércio exterior do Brasil, possibilitou a avaliação dos principais importadores ao longo desse período. O Estado de São Paulo respondeu pela maior parte das exportações brasileiras (47,59%), sendo o mercado europeu o principal destino.Descargas
Publicado
2009-07-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).