MARX E A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA CRÍTICA DO PROGRAMA DE GOTHA (1875)
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n23id71855Palavras-chave:
Marx, Educação, Escola Pública, CapitalismoResumo
O presente artigo analisa a temática da educação na obra, a saber, Crítica do Programa de Gotha, escrita por Karl Marx, em 1875, e publicada pela primeira vez, em 1891, por Friedrich Engels, em Die Neue Zeit, nº 18, v. 1, 1890-1891. Aqui, neste trabalho, utiliza-se a edição brasileira, traduzida por Rubens Enderle, e publicada pela Boitempo Editorial em 2012. A pesquisa, de natureza qualitativa, de procedimento bibliográfico, pretende apresentar um estudo teórico sobre a proposta de educação defendida por Marx no comentário dirigido ao projeto de programa de unificação dos partidos socialistas operários alemães (Associação Geral dos Trabalhadores Alemães e Partido Social-Democrata dos Trabalhadores). A partir do conjunto de notas, verificou-se que Marx não advoga por uma educação que colabora com a lógica do Capital. Marx defende, neste documento, escolas técnicas (teóricas e práticas) combinadas com a escola pública e, na ocasião, condena a defesa de uma educação popular sob a incumbência do Estado, afirmando, ainda, que o governo e a Igreja devem ser excluídos de qualquer influência sobre a escola.
Referências
ENGELS, Friedrich. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: KARL, Marx; ENGELS, Friedrich. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, 2v, 1980.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. [tradução Newton Ramos-de-Oliveira]. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo, Editora Moraes, 1992.
______. Manifesto comunista. Organização e introdução de Osvaldo Coggiola. São Paulo. Editorial Boitempo. 2005.
MARX, Karl. Crítica do programa de Gotha. Seleção, tradução e notas de Rubens Enderle – São Paulo: Boitempo, 2012.
______. O capital: Crítica da Economia Política: Livro I. O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle – São Paulo: Boitempo editorial, 2011.
MÉSZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. [tradução Isa Tavares]. – 2. Ed.- São Paulo: Boitempo, 2008.
NOGUEIRA, Maria Alice. Educação, saber, produção em Marx e Engels. 2ª ed. – São Paulo: Cortez, 1993.
SUCHODOLSKI, Bogdan. Teoria marxista da educação. Tradução de Maria Carlota Melo. Editorial Estampa, Lisboa, 1976.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0), que permite o compartilhamento não comercial, sem modificações e com igual licença do trabalho, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).