CRÍTICA PÓS-MODERNA AO PARADIGMA EPISTEMOLÓGICO DA MODERNIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n22id71235Keywords:
Modernidade, Pós-modernidade, Epistemologia, Educação, InterdisciplinaridadeAbstract
O objetivo deste artigo é analisar os paradigmas epistemológicos da modernidade e da pós-modernidade e suas influências na educação, apresentando algumas contribuições da interdisciplinaridade como alternativa para o desenvolvimento de uma educação emancipatória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se o método dialético. A modernidade apresentou como foco principal a emancipação humana, através da confiança na racionalidade científica, o que desencadeou uma fragmentação do conhecimento. Porém, os pós-modernos acreditam que o projeto da modernidade não se concretizou, pois não é possível compreender a complexa realidade através da divisão das disciplinas, proposta pelos modernos. Feyerabend fala acerca de um “tratamento médico para a epistemologia” e Japiassu se refere ao problema em termos de “patologia do saber”. Ambas as expressões metafóricas indicam o sintoma de algo preocupante na saúde da epistemologia atual e a necessidade de seu tratamento. O presente artigo desenvolve uma reflexão acerca da ideia de que o projeto emancipatório da modernidade ainda poderia ser alcançado, caso ocorra na educação a alteração do paradigma epistemológico da disciplinaridade pelo paradigma epistemológico da interdisciplinaridade. O ensino interdisciplinar deve ser desenvolvido com vivência, convívio, experimentação e cultivo, por isso a atitude interdisciplinar deve ser promovida através da criação de situações-problemas pensadas e elaboradas para serem resolvidas de modo interdisciplinar.
References
FEYERABEND, Paul. Contra o método. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 1993.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade, Vol. 3: O cuidado de si, Trad. de Maria Thereza C. Albuquerque. 8ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
FREIRE-MAIA, Newton. A ciência por dentro. Petrópolis: Vozes, 2000.
FREIRE-MAIA, Newton. Verdades da ciência e outras verdades: a visão de um cientista. São Paulo: Editora Unesp; Sociedade Brasileira de Genética, 2008.
GALLO, Sílvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 551-565, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000300009. Acesso em: jan. 2021.
GOERGEN, Pedro. O embate modernidade/pós-modernidade e seu impacto sobre a teoria e a prática educacionais. In: EccoS, São Paulo, n. 28, p. 149-169. maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71523339010.pdf. Acesso em: jan. 2021.
GUSDORF, Georges. Prefácio. In: JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1976. p. 07-27.
HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. Era uma vez... A história de um grupo em busca do reino perdido. In: HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; SOUZA, Samir Cristino de (Orgs.). Transdisciplinaridade e complexidade: uma nova visão para a educação no século XXI. Natal: Editora do CEFET-RN, 2005.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1976.
JAPIASSU, Hilton. Prefácio da primeira edição. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6ª ed. São Paulo: EDIÇÕES LOYOLA, 2011. p. 31-41.
KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
REICHENBACH, Hans. Experience and prediction: An analysis of the foundation and the structure of knowledge. Chicago, Illinois: The University of Chicago Press, 1976.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SOUSA, Juliane Gomes de; PINHO, Maria José de. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como fundamentos na ação pedagógica: aproximações teórico-conceituais. In: Revista Signos, Lajeado, ano 38, n. 2, p. 93-110, 2017. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: jan. 2021.
WATSON, James Dewey; CRICK, Francis Harry Compton. Molecular structure of Nucleic acids. In: Nature. April 25, vol. 171, 1953.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).