CRÍTICA PÓS-MODERNA AO PARADIGMA EPISTEMOLÓGICO DA MODERNIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n22id71235

Palabras clave:

Modernidade, Pós-modernidade, Epistemologia, Educação, Interdisciplinaridade

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar os paradigmas epistemológicos da modernidade e da pós-modernidade e suas influências na educação, apresentando algumas contribuições da interdisciplinaridade como alternativa para o desenvolvimento de uma educação emancipatória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se o método dialético. A modernidade apresentou como foco principal a emancipação humana, através da confiança na racionalidade científica, o que desencadeou uma fragmentação do conhecimento. Porém, os pós-modernos acreditam que o projeto da modernidade não se concretizou, pois não é possível compreender a complexa realidade através da divisão das disciplinas, proposta pelos modernos. Feyerabend fala acerca de um “tratamento médico para a epistemologia” e Japiassu se refere ao problema em termos de “patologia do saber”. Ambas as expressões metafóricas indicam o sintoma de algo preocupante na saúde da epistemologia atual e a necessidade de seu tratamento. O presente artigo desenvolve uma reflexão acerca da ideia de que o projeto emancipatório da modernidade ainda poderia ser alcançado, caso ocorra na educação a alteração do paradigma epistemológico da disciplinaridade pelo paradigma epistemológico da interdisciplinaridade. O ensino interdisciplinar deve ser desenvolvido com vivência, convívio, experimentação e cultivo, por isso a atitude interdisciplinar deve ser promovida através da criação de situações-problemas pensadas e elaboradas para serem resolvidas de modo interdisciplinar.

Citas

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6ª ed. São Paulo: EDIÇÕES LOYOLA, 2011.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água, 1993.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade, Vol. 3: O cuidado de si, Trad. de Maria Thereza C. Albuquerque. 8ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

FREIRE-MAIA, Newton. A ciência por dentro. Petrópolis: Vozes, 2000.

FREIRE-MAIA, Newton. Verdades da ciência e outras verdades: a visão de um cientista. São Paulo: Editora Unesp; Sociedade Brasileira de Genética, 2008.

GALLO, Sílvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 551-565, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000300009. Acesso em: jan. 2021.

GOERGEN, Pedro. O embate modernidade/pós-modernidade e seu impacto sobre a teoria e a prática educacionais. In: EccoS, São Paulo, n. 28, p. 149-169. maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71523339010.pdf. Acesso em: jan. 2021.

GUSDORF, Georges. Prefácio. In: JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1976. p. 07-27.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. Era uma vez... A história de um grupo em busca do reino perdido. In: HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; SOUZA, Samir Cristino de (Orgs.). Transdisciplinaridade e complexidade: uma nova visão para a educação no século XXI. Natal: Editora do CEFET-RN, 2005.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1976.

JAPIASSU, Hilton. Prefácio da primeira edição. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6ª ed. São Paulo: EDIÇÕES LOYOLA, 2011. p. 31-41.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

REICHENBACH, Hans. Experience and prediction: An analysis of the foundation and the structure of knowledge. Chicago, Illinois: The University of Chicago Press, 1976.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SOUSA, Juliane Gomes de; PINHO, Maria José de. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade como fundamentos na ação pedagógica: aproximações teórico-conceituais. In: Revista Signos, Lajeado, ano 38, n. 2, p. 93-110, 2017. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: jan. 2021.

WATSON, James Dewey; CRICK, Francis Harry Compton. Molecular structure of Nucleic acids. In: Nature. April 25, vol. 171, 1953.

Publicado

2021-06-16

Número

Sección

Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação