CULTURA, RACIONALIDADE E POLÍTICA EM RICHARD RORTY: REFLEXÕES E RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n22id71236Keywords:
Cultura, Educação, Racionalidade, Sociedade pós-modernaAbstract
Richard Rorty (1931-2007), filósofo norte-americano, tem sido considerado um importante representante do neopragmatismo. Seus escritos e estudos trazem contribuições relevantes para o debate e esclarecem pontos significativos para a reflexão sobre a produção cultural humana. Essas distinções são historicamente tratadas a partir de um projeto filosófico que é tradicionalmente dualista e idealista e platônico, o qual precisa ser combatido, na visão de Rorty (1994), por ser puramente dualista e contraditório. Essas distinções também têm marcado o campo das ciências, da política, das artes e da moralidade juntamente com a filosofia, uma vez que dizem respeito às ferramentas que o homem pode fabricar para resolver seus problemas e contribuir para o progresso social. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos da discussão feita pelo autor sobre a ideia de racionalidade e cultura e suas relações com os processos sociais/educativos na contemporaneidade buscando alcançar laços de convivência mais harmônicos na interação entre as culturas, as artes e política, contribuindo para o desenvolvimento e continuidade da sociedade humana.
References
COOKE, Elisabeth F. Rorty on Conversation as an Achievement of Hope. In: Contemporary Pragmatism. vol. 1, n.1, p. 83-102, June. 2004.
GALLO, Silvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 551-565, set./dez. 2006.
HOOK, Jay M. Van. Cavernas, cânones e o professor ironista na filosofia da educação de Richard Rorty. Trad. de Paulo Ghiraldelli Jr. In: Filosofia, sociedade e educação. Ano 2. n. 2, p. 7-18, Marília, 1998.
RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
_____. Filosofia como política cultural. Trad. João Carlos Pijnappel. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
_____. Pragmatismo e política. Trad. Paulo Ghiraldelli Jr. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção dialética).
_____. Relativismo: Encontrar e Fabricar. In: CICERO, Antonio; SALOMÃO, Waly. Banco Nacional de Ideias: O Relativismo enquanto Visão de Mundo. Concepção e Curadoria. Trad. Claudia Cavalcanti e Eliana Sabino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.
SILVA, Heraldo Aparecido. A filosofia da educação de Richard Rorty: epistemologia, conversação, redescrições, narrativas e as funções da educação. Educação e filosofia. Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 509-526, jul./dez. 2012.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).