CULTURA, RACIONALIDADE E POLÍTICA EM RICHARD RORTY: REFLEXÕES E RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n22id71236

Palabras clave:

Cultura, Educação, Racionalidade, Sociedade pós-moderna

Resumen

Richard Rorty (1931-2007), filósofo norte-americano, tem sido considerado um importante representante do neopragmatismo. Seus escritos e estudos trazem contribuições relevantes para o debate e esclarecem pontos significativos para a reflexão sobre a produção cultural humana. Essas distinções são historicamente tratadas a partir de um projeto filosófico que é tradicionalmente dualista e idealista e platônico, o qual precisa ser combatido, na visão de Rorty (1994), por ser puramente dualista e contraditório. Essas distinções também têm marcado o campo das ciências, da política, das artes e da moralidade juntamente com a filosofia, uma vez que dizem respeito às ferramentas que o homem pode fabricar para resolver seus problemas e contribuir para o progresso social. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar alguns aspectos da discussão feita pelo autor sobre a ideia de racionalidade e cultura e suas relações com os processos sociais/educativos na contemporaneidade buscando alcançar laços de convivência mais harmônicos na interação entre as culturas, as artes e política, contribuindo para o desenvolvimento e continuidade da sociedade humana.

Citas

ALMEIDA, Felipe Quintão; VAZ, Alexandre Fernandez. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 249-270, jan./mar. 2013.

COOKE, Elisabeth F. Rorty on Conversation as an Achievement of Hope. In: Contemporary Pragmatism. vol. 1, n.1, p. 83-102, June. 2004.
GALLO, Silvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 551-565, set./dez. 2006.
HOOK, Jay M. Van. Cavernas, cânones e o professor ironista na filosofia da educação de Richard Rorty. Trad. de Paulo Ghiraldelli Jr. In: Filosofia, sociedade e educação. Ano 2. n. 2, p. 7-18, Marília, 1998.
RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
_____. Filosofia como política cultural. Trad. João Carlos Pijnappel. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
_____. Pragmatismo e política. Trad. Paulo Ghiraldelli Jr. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção dialética).
_____. Relativismo: Encontrar e Fabricar. In: CICERO, Antonio; SALOMÃO, Waly. Banco Nacional de Ideias: O Relativismo enquanto Visão de Mundo. Concepção e Curadoria. Trad. Claudia Cavalcanti e Eliana Sabino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.
SILVA, Heraldo Aparecido. A filosofia da educação de Richard Rorty: epistemologia, conversação, redescrições, narrativas e as funções da educação. Educação e filosofia. Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 509-526, jul./dez. 2012.

Publicado

2021-06-16

Número

Sección

Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação