FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: A OPOSIÇÃO ENTRE ANALÍTICOS E CONTINENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.30611/2021n22id71242Keywords:
Analíticos e Continentais, Iluminismo, Pós-ModernidadeAbstract
O presente texto analisa a oposição bastante conhecida no século XX, entre os filósofos analíticos e continentais no campo da Educação. Assim, inicialmente é esclarecido de modo breve “o que é a filosofia” e também qual a natureza peculiar da filosofia da educação. Na sequência, se compara as tendências fundamentais da filosofia da educação. Para tanto, a obra de Bagdan Suchodolski é confrontada com a revolução romântica e que está na base oposição entre os filósofos analíticos e continentais. Finalmente, a separação “geográfica” e “cultural” que está na origem do pensamento filosófico contemporâneo é ampliada com o propósito de incluir as querelas pós-modernistas no campo da Educação.
References
BERLIN, Isaiah. Karl Marx. Madrid, Alianza Editorial, 2003.
BERLIN, Isaiah. As Raízes do Romantismo. São Paulo, Ed. Três Estrelas, 2015.
BLACKBURN, Blackburn. Verdade: Um Guia para os Perplexos. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 2006.
OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel, M. Fundamentos Filosóficos da Educação. Porto Alegre, Ed. Artmed, 2004.
D’AGOSTINI, Franca. Analíticos e Continentais. São Leopoldo, Ed. Unisinos, 2003.
DAWKINS, Richard. Ciência na Alma. São Paulo, Companhia das Letras, 2018.
DUDLEY, Will. Idealismo Alemão. Petrópolis, Vozes, 2013.
EAGLETON, Terry. Marx. São Paulo, Editora Unesp, 1999.
ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. São Paulo, Perspectiva, Petrópolis, Vozes, 1986.
FERGUSON, Niall. Civilização: Ocidente x Oriente. São Paulo, Ed. Planeta, 2012.
FULLAT, Octavi. Filosofias da Educação. São Paulo, Ed. Vozes, 1995.
GARDNER, Howard. Mentes que Mudam. Porto Alegre, Artmed, 2005.
GELLNER, Ernest. Condições da Liberdade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1996.
GRAY, John. Cachorros de Palha. Rio de Janeiro, Ed. Record, 2007, p.71.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.
JAHANGEBLOO, Ramin. Isaiah Berlin: Com Toda Liberdade. São Paulo, Editora Perspectiva, 1996.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Lisboa, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
KIMBALL, Roger. Radicais nas Universidades: como a política corrompeu o ensino superior nos Estados Unidos da América, São Paulo, Editora Peixoto Neto, 2009.
LIPPMAN, Matthew. O Pensar na Educação. Petrópolis, Vozes, 1995.
LAUDAN, Larry. O Progresso e seus Problemas. São Paulo, Editora Unesp, 2011.
McLELLAN, David. As Ideias de Marx. São Paulo, Cultrix, 1975.
MIALARET, Gaston. Ciências da Educação. São Paulo, Martins Fontes, 2013.
MILL, John S. Sobre a Liberdade. Campinas, Vide Editorial, 2018.
OZMON, Howard A.; CRAVER, Samuel M. Fundamentos Filosóficos da Educação. 6 a ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PINKER, Steven. O Novo Iluminismo. São Paulo, Ed. Companhia das Letras, 2018.
POPPER, Karl. Conhecimento Objetivo. Belo Horizonte, Editora Itatiaia; São Paulo, EDUSP, 1975.
POPPER, Karl. A Lógica da Investigação Científica. São Paulo, Abril Cultural, 1980.
POPPER, Karl R. O Mito da Estrutura. In Documentação e atualidade, nº11, julho, 1980, p.70.
POPPER, Karl. A Sociedade Aberta e Seus Inimigos. Belo Horizonte, Editora Itatiaia; São Paulo, EDUSP, vol.2, 1987.
ROSSI, Paolo. Esperanças. São Paulo, Ed. Unesp, 2013.
RUSSELL, Bertrand. História do pensamento filosófico: a aventura das ideias - Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Ediouro, Rio de Janeiro, 2001.
SEARLE, John. Racionalidade e Realismo: o que está em jogo? In Disputatio 7, novembro, 1999, p.6.
SINGER, Peter. Marx. São Paulo, Edições Loyola, 2003.
SUCHODOLSKI, Badan. A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas. Ed. Livros Horizonte, 5.a ed., 2000.
ZIMAN, John. Conhecimento Público, Belo Horizonte, Editora Itatiaia; São Paulo, EDUSP, 1982.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) License, which allows the non-commercial sharing of work, without modifications and with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).