FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: A OPOSIÇÃO ENTRE ANALÍTICOS E CONTINENTAIS

Autores/as

  • Amador C. Batista Filho
  • Alvaro Emídio Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.30611/2021n22id71242

Palabras clave:

Analíticos e Continentais, Iluminismo, Pós-Modernidade

Resumen

O presente texto analisa a oposição bastante conhecida no século XX, entre os filósofos analíticos e continentais no campo da Educação. Assim, inicialmente é esclarecido de modo breve “o que é a filosofia” e também qual a natureza peculiar da filosofia da educação. Na sequência, se compara as tendências fundamentais da filosofia da educação. Para tanto, a obra de Bagdan Suchodolski é confrontada com a revolução romântica e que está na base oposição entre os filósofos analíticos e continentais. Finalmente, a separação “geográfica” e “cultural” que está na origem do pensamento filosófico contemporâneo é ampliada com o propósito de incluir as querelas pós-modernistas no campo da Educação.

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Publicado

2021-06-16

Número

Sección

Dossiê Pós-Modernidade e seus impactos na educação