PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ASPECTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82895Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, abordagem do ciclo de políticas, professores de Física, concepções de professoresResumo
Com a homologação do texto final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa do Ensino Médio em dezembro de 2018, estamos ante os primeiros movimentos do processo de implantação. Diante de uma política educacional que será responsável por balizar a reelaboração dos currículos em todo o país e que apresentou, em sua trajetória de consolidação, diversas disputas por sentidos entre grupos ligados à educação, propõe-se neste artigo investigar as percepções de professores de Física acerca da temática, contribuindo para o debate sobre a Base, delineando aspectos do processo de implementação e destacando posicionamentos dos professores. O estudo, de cunho exploratório e base qualitativa, teve seus dados produzidos por meio do uso de questionários fechados com perguntas no formato de escala de Likert, aplicados a um grupo de professores que lecionam a disciplina de Física em instituições de ensino públicas, no município de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. Concebemos a Base dentro do estudo como uma política analisada por meio da Abordagem do Ciclo de Políticas, com ênfase nos contextos da prática e dos resultados/efeitos. A partir da análise dos dados produzidos, foi possível inferir, dentre outros apontamentos, que as ações de formação continuada sobre a temática ainda se apresentam incipientes e que os docentes não estão certos quanto a uma possível equidade no processo de ensino-aprendizagem vinda da implementação da Base.
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