PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ASPECTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82895Keywords:
Base Nacional Comum Curricular, abordagem do ciclo de políticas, professores de Física, concepções de professoresAbstract
Com a homologação do texto final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa do Ensino Médio em dezembro de 2018, estamos ante os primeiros movimentos do processo de implantação. Diante de uma política educacional que será responsável por balizar a reelaboração dos currículos em todo o país e que apresentou, em sua trajetória de consolidação, diversas disputas por sentidos entre grupos ligados à educação, propõe-se neste artigo investigar as percepções de professores de Física acerca da temática, contribuindo para o debate sobre a Base, delineando aspectos do processo de implementação e destacando posicionamentos dos professores. O estudo, de cunho exploratório e base qualitativa, teve seus dados produzidos por meio do uso de questionários fechados com perguntas no formato de escala de Likert, aplicados a um grupo de professores que lecionam a disciplina de Física em instituições de ensino públicas, no município de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. Concebemos a Base dentro do estudo como uma política analisada por meio da Abordagem do Ciclo de Políticas, com ênfase nos contextos da prática e dos resultados/efeitos. A partir da análise dos dados produzidos, foi possível inferir, dentre outros apontamentos, que as ações de formação continuada sobre a temática ainda se apresentam incipientes e que os docentes não estão certos quanto a uma possível equidade no processo de ensino-aprendizagem vinda da implementação da Base.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: versão final.
Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 1.º jun. 2019.
CÓSSIO, M. F. Base Comum Nacional: uma discussão para além do currículo.
Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1.570-1.590, out./dez. 2014.
CUNHA, E.; LOPES, A. C. Base Nacional Comum Curricular: regularidade na
dispersão. Investigación Cualitativa, v. 2, p. 23-35, 2017.
DURAU, K. Programa mais alfabetização (PMALFA): uma análise político
pedagógica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual
de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2021.
FEIJÓ, A. M.; VICENTE, E. F. R.; PETRI, S. M. O Uso das Escalas Likert nas
pesquisas de contabilidade. Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 13, n. 1,
p. 27-41, 2020.
GONCALVES, S. C. Propostas Curriculares da Rede Municipal de Educação de
Niterói: disputas de sentido entre educação e ensino. 2021. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de
Janeiro, 2021.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo:
Cortez, 2011.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise
de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69,
jan./abr. 2006.
MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo
sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade,
Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009.
MATHEUS, D. S. O discurso da educação de qualidade nas políticas de currículo.
2013. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro, 2013.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1994.
MELLO, E. M. B.; RORATO, A.; SILVA, L. G. da. BNCC pra que(m)?: disfarces e
contradições num processo marcado por muitas (in)definições. In: REUNIÃO
CIENTÍFICA REGIONAL SUL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS
GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED-SUL), 12., 2018, Porto Alegre. Anais [...].
Porto Alegre: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação,
2018. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/
trabalhos/2/1609-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.
OLIVEIRA, E.; ENS, R.; ANDRADE, D. B. S.; MUSSIS, C. R. Análise de conteúdo e
pesquisa na área da educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 9, p.
1-17, ago. 2003.
PALESTRA Reforma do Ensino Médio e BNCC. Palestrante: Alice Casimiro Lopes.
Rio de Janeiro: [s. n.], 2017. 1 vídeo (1h42min26min). Publicado pelo canal Kaíza
Martins Porto de Hollanda Cavalcanti. Disponível em https://www.youtube.com/
watch?v=sjRz22g5OxM. Acesso em: 1.º jun. 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas,1999.
SILVA, D. B. R. da; LOPES, A. C. Competências nas políticas de currículo:
recontextualização pela comunidade disciplinar de ensino de Física. Revista
Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 1,
p. 1-20, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Jafé Ribeiro de Figueirêdo Filho, Jean Mac Cole Tavares Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)