PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ASPECTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82895

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular, abordagem do ciclo de políticas, professores de Física, concepções de professores

Resumen

Com a homologação do texto final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa do Ensino Médio em dezembro de 2018, estamos ante os primeiros movimentos do processo de implantação. Diante de uma política educacional que será responsável por balizar a reelaboração dos currículos em todo o país e que apresentou, em sua trajetória de consolidação, diversas disputas por sentidos entre grupos ligados à educação, propõe-se neste artigo investigar as percepções de professores de Física acerca da temática, contribuindo para o debate sobre a Base, delineando aspectos do processo de implementação e destacando posicionamentos dos professores. O estudo, de cunho exploratório e base qualitativa, teve seus dados produzidos por meio do uso de questionários fechados com perguntas no formato de escala de Likert, aplicados a um grupo de professores que lecionam a disciplina de Física em instituições de ensino públicas, no município de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. Concebemos a Base dentro do estudo como uma política analisada por meio da Abordagem do Ciclo de Políticas, com ênfase nos contextos da prática e dos resultados/efeitos. A partir da análise dos dados produzidos, foi possível inferir, dentre outros apontamentos, que as ações de formação continuada sobre a temática ainda se apresentam incipientes e que os docentes não estão certos quanto a uma possível equidade no processo de ensino-aprendizagem vinda da implementação da Base.

Biografía del autor/a

Jafé Ribeiro de Figueirêdo Filho, Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN, UFERSA, IFRN)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO (UERN, UFERSA, IFRN). Especialista em Metodologia do Ensino de Física pela Faculdade Internacional Signorelli (FIS). Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Professor da rede privada de ensino no estado do Rio Grande do Norte.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV – Valência, Espanha). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Curso de Pedagogia e do Mestrado Acadêmico em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenador do Grupo de Estudo Contexto e Educação (UERN).

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Publicado

2022-11-30