TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD):

DO ESTUDO POR CORRESPONDÊNCIA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81183

Keywords:

educação a distância, trajetória da educação a distância, história da educação a distância no mundo e no Brasil

Abstract

Desde os primeiros anos do século XVIII, a educação a distância vem sendo utilizada como uma alternativa para a expansão e democratização do ensino em todo o mundo, possibilitando, inclusive, que camadas da população com limitações financeiras, de tempo e geográficas tenham acesso ao ensino. O objetivo deste artigo é descrever a evolução da educação a distância desde suas primeiras manifestações, quando o material impresso chegava aos estudantes através da tecnologia da época, a correspondência, até os dias atuais, em que a internet possibilita uma experiência de ensino-aprendizagem que se pode dar em praticamente qualquer lugar e a qualquer hora, desde que o aluno tenha um computador ou um dispositivo móvel conectado à web. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica mediante textos elaborados por diversos estudiosos da área.

Author Biographies

Francisco Wagner de Souza, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Aluno do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC). Professor da Casa de Cultura Hispânica (CCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

João Welliandre Carneiro Alexandre, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Engenharia (Produção) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Permanente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC).

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madrid (UCM). Professor Titular do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC).

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Titular do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Permanente do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC).

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Published

2022-07-08