APLICAÇÃO DO SCRATCH NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82877Keywords:
programação, Scratch, roteiros práticosAbstract
O aprendizado de programação permite que os alunos, além de criarem programas de computadores, desenvolvam habilidades que são importantes para qualquer área. Muitos docentes ainda enfrentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas que, assim como a programação, são práticas e exigem grande dedicação dos alunos. As ferramentas computacionais podem auxiliar neste processo, tornando as aulas mais dinâmicas e despertando o interesse dos alunos. Neste contexto, destaca-se o Scratch, uma plataforma desenvolvida para ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes. Este trabalho tem como objetivo a criação de roteiros práticos que introduzem conceitos de programação que podem ser abordados por meio do Scratch. Nos roteiros é apresentada a teoria relacionada aos conteúdos, assim como a aplicação destes conceitos por meio da resolução de problemas no Scratch. Tais roteiros foram avaliados por docentes da área da computação. Estes os consideraram efetivos para o ensino de programação.
References
programação. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 8., 2000,
Curitiba. Anais [...]. Curitiba, 2000. Disponível em: http://200.169.53.89/
download/CD%20congressos/2000/SBC%202000/eventos/wei/wei006.ppd.
Acesso em: 12 jan. 2021.
DENNER, J.; WERNER, L.; ORTIZ, E. Computer games created by middle school
girls: can they be used to measure understanding of computer science concepts?
Computers & Education, Scotts Valey, v. 58, n. 1, p. 240-249, 2012.
FORTE, A.; GUZDIAL, M. Computers for communication, not calculation: media as
a motivation and context for learning. In: PROCEEDINGS OF THE ANNUAL HAWAII
INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, 37., 2014, Hawai. Anais […].
Hawai, 2014. p. 1-10.
GOMES, W. F. et al. Incentivando meninas do ensino médio à área de ciência da
computação usando o scratch como ferramenta. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 3., 2014, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre,
2014. p. 1-12.
GROVER, S.; PEA, R. Computational thinking in K-12: a review of the state of the
field. Educational Researcher, Stanford, v. 42, n. 1, p. 38-43, 2013.
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUSETTS. MIT. Acerca do scratch. [S. l.:
s. n.], 2020a. Disponível em: https://scratch.mit.edu/about. Acesso em: 22
jun. 2020.
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUSETTS. MIT. Programming concepts
and skills supported in scratch. [S. l.: s. n.], 2020b. Disponível em: http://
scratched.gse.harvard.edu/sites/default/files/scratchprogrammingconcepts-v14.
pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.
JOHNSON, L. et al. NMC horizon report: 2014 K-12 edition. Austin, Texas: The
New Media Consortium, 2014.
KAFAI, Y. B.; BURKE, Q. Connected code: why children need to learn programming.
Massachusetts: MIT Press, 2014.
LEAL, A. V. de A.; FERREIRA, D. J. Aplicando padrões de seleção no ensino de
programação de computadores para estudantes do primeiro ano do ensino médio
integrado. In: ENCONTRO ANUAL DE COMPUTAÇÃO, 10., 2013, Catalão. Anais [...].
Catalão, 2013. p. 268-275.
MARGULIEUX, L. E.; MORRISON, B. B.; DECKER, A. Reducing withdrawal and failure
rates in introductory programming with subgoal labeled worked
examples. International Journal of STEM Education, v. 7, n. 1, p. 1-16, 2020.
MARQUES, M. T. P. M. Recuperar o engenho a partir da necessidade, com recurso
às tecnologias educativas: contributo do ambiente gráfico de programação
scratch em contexto formal de aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em
Economia Rural) – Universidade de Lisboa, 2009.
MARTINS, A. R. de Q. Usando o scratch para potencializar o pensamento em
crianças do ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) –
Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2012.
RESNICK, M. et al. Scratch: programming for all. Communications of the ACM,
New York, v. 52, n. 11, p. 60-67, 2009.
RODRIGUES, L. P.; MOURA, S.; TESTA, E. O tradicional e o moderno quanto à
didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 4, n. 3,
p. 34-42, 2011.
RODRIGUES, M. Experiências positivas para o ensino de algoritmos. In: ESCOLA
REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA-SERGIPE, 4., 2004, Feira de Santana. Anais
[...]. Feira de Santana, 2004. Disponível em: http://www.uefs.br/erbase2004/
documentos/weibase/Weibase2004Artigo001.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.
RODRIGUEZ, C. L. et al. Pensamento computacional: transformando ideias em
jogos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21., 2015, Maceió. Anais [...].
[S. l.], 2015. p. 62-71.
SÁEZ-LÓPEZ, J.-M.; ROMÁN-GONZÁLEZ,; VÁZQUEZ-CANO, ?. Visual programming
languages integrated across the curriculum in elementary school: a two year case
study using “scratch” in five schools. ELSEVIER - Computers & Education, v. 97,
p. 129-141, 2016.
SANTOS, R. et al. Uma proposta de cenário para ensino de algoritmos e
programação com contribuições de cooperação, colaboração e coordenação. In:
WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 16., 2008, Belém. Anais [...].
Belém, 2008. p. 218-227. Disponível em: http://www.prodepa.gov.br/sbc2008/
anais/pdf/arq0197.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.
SCAICO, P. D. et al. Ensino de programação no ensino médio: uma abordagem
orientada ao design com a linguagem scratch. Revista Brasileira de Informática
na Educação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 92, 2013.
SILVA, I. F. A.; SILVA, I. M. M; SANTOS, M. S. Análise de problemas e soluções
aplicadas ao ensino de disciplinas introdutórias de programação. 2009.
Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Universidade Federal de
Pernambuco, Recife, 2009.
WANGENHEIM, C. G. V.; NUNES, Vinícius Rodrigues; SANTOS, Giovane Daniel dos.
Ensino de computação com SCRATCH no ensino fundamental: um estudo de caso.
Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 116-124, 2014.
WING, J. Computational thinking: communications of the ACM. New York:
Association for Computing Machinery, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Natália Rodrigues de Melo, Rayane Aparecida Guimarães, Niltom Vieira Júnior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)