APLICAÇÃO DO SCRATCH NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA INICIANTES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82877

Palabras clave:

programação, Scratch, roteiros práticos

Resumen

O aprendizado de programação permite que os alunos, além de criarem programas de computadores, desenvolvam habilidades que são importantes para qualquer área. Muitos docentes ainda enfrentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas que, assim como a programação, são práticas e exigem grande dedicação dos alunos. As ferramentas computacionais podem auxiliar neste processo, tornando as aulas mais dinâmicas e despertando o interesse dos alunos. Neste contexto, destaca-se o Scratch, uma plataforma desenvolvida para ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes. Este trabalho tem como objetivo a criação de roteiros práticos que introduzem conceitos de programação que podem ser abordados por meio do Scratch. Nos roteiros é apresentada a teoria relacionada aos conteúdos, assim como a aplicação destes conceitos por meio da resolução de problemas no Scratch. Tais roteiros foram avaliados por docentes da área da computação. Estes os consideraram efetivos para o ensino de programação.

Biografía del autor/a

Natália Rodrigues de Melo, ACT Consultoria em Tecnologia Ltda

Mestra em Eletromagnetismo Aplicado pela Universidade Federal São João del-Rei (UFSJ). Atualmente é Analista de Produto na empresa ACT Consultoria em Tecnologia Ltda.

Rayane Aparecida Guimarães, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Mestra em Engenharia de Sistemas e Automação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Professora Visitante no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Formiga.

Niltom Vieira Júnior, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Arcos.

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Publicado

2022-11-30