NO ESPELHO DA MEMÓRIA:
SUJEITOS E IDENTIDADES
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82881Keywords:
memórias, identidades, PCIME, educaçãoAbstract
Este artigo apresenta o relato memorialístico da vida estudantil da autora na escola Patronato Maria Narciso, hoje Patronato e Colégio Irmã Maria Eugênia (PCIME), em um diálogo profundo com os principais teóricos que estudam identidade e memória com ênfase especial para Stuart Hall e Maurice Halbwachs, que dialogam neste artigo e nos trazem grandes contribuições. Este trabalho está dividido em cinco sessões: Da História do Patronato Maria Narciso Regada às Memórias dos Anos 1993-2000; As Memórias do Ensino Fundamental II - Anos de 2001-2004; De Estudante a Colaboradora: a Trajetória como Funcionária da Escola; Identidades que se Constroem, Memórias que Ficam; No Espelho da Memória: Reflexos de uma Trajetória. Para a construção deste artigo foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos do PCIME e também no livro Memórias, publicado em comemoração aos 70 anos do colégio, no ano de 2014. Buscamos, ademais, todo o aporte teórico para fundamentar este trabalho, que discute memórias e identidades.
References
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo:
Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro:
DP&A, 2006.
PATRONATO E COLÉGIO IRMÃ MARIA EUGÊNIA. Memórias. União, PI: PCIME, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Duana Ravena dos Santos Vieira, Jannyelle de Souza Correa, Lilian Castelo Branco de Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)