NO ESPELHO DA MEMÓRIA:
SUJEITOS E IDENTIDADES
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82881Palabras clave:
memórias, identidades, PCIME, educaçãoResumen
Este artigo apresenta o relato memorialístico da vida estudantil da autora na escola Patronato Maria Narciso, hoje Patronato e Colégio Irmã Maria Eugênia (PCIME), em um diálogo profundo com os principais teóricos que estudam identidade e memória com ênfase especial para Stuart Hall e Maurice Halbwachs, que dialogam neste artigo e nos trazem grandes contribuições. Este trabalho está dividido em cinco sessões: Da História do Patronato Maria Narciso Regada às Memórias dos Anos 1993-2000; As Memórias do Ensino Fundamental II - Anos de 2001-2004; De Estudante a Colaboradora: a Trajetória como Funcionária da Escola; Identidades que se Constroem, Memórias que Ficam; No Espelho da Memória: Reflexos de uma Trajetória. Para a construção deste artigo foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos do PCIME e também no livro Memórias, publicado em comemoração aos 70 anos do colégio, no ano de 2014. Buscamos, ademais, todo o aporte teórico para fundamentar este trabalho, que discute memórias e identidades.
Citas
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo:
Centauro, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro:
DP&A, 2006.
PATRONATO E COLÉGIO IRMÃ MARIA EUGÊNIA. Memórias. União, PI: PCIME, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Duana Ravena dos Santos Vieira, Jannyelle de Souza Correa, Lilian Castelo Branco de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)