IDENTIDADE DOCENTE:
APONTAMENTOS SOBRE AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DO EU
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i89.83145Keywords:
identidade profissional docente, processos identitários, formação de professores, socialização docenteAbstract
No campo da Educação, as últimas décadas foram marcadas pelo direcionamento das discussões na formação docente à esfera mais subjetiva, compreendendo o professor não mais como mero reprodutor de lições, mas como indivíduo dotado de especificidades que se torna docente através de processos socializadores na profissão. Desse contexto emerge o conceito de identidade profissional docente (IPD), considerado, em linhas gerais, como o resultado – não fixo, mas dinâmico – da imersão do sujeito na docência. Compreendendo que abordar as identidades de professores sem demarcar a base teórica que sustenta e delineia a definição dessa categoria pode acarretar imprecisões ou descontextualizações, este artigo tem por
objetivo discutir a IPD a partir do conceito de identidade, sob as óticas sociológica, psicossocial e profissional. O debate proposto intenciona, dessa forma, contribuir com pesquisas sobre identidade docente, considerando a complexidade desse objeto de estudo e demarcando elementos fundantes das discussões sobre processos identitários de professores.
References
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia
do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOURDIEU, P. O senso prático. São Paulo: Vozes, 2009.
BRANDÃO, Z.; ALTMANN, H. Algumas hipóteses sobre a transformação dos
habitus. Boletim SOCED, Rio de Janeiro, n. 1, p. 1-12, 2005. Disponível em:
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59
15@1. Acesso em: 7 jun. 2019.
CIAMPA, A. da C. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de
psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São
Paulo: Martins Fontes, 2005.
FARIAS, I. M. S. de; SALES, J. de O. C. B.; BRAGA, M. M. S. de C.; FRANÇA, M. do S. L.
M. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4. ed. Brasília: Líber Livro, 2014.
GATTI, B. A. Os professores e suas identidades: o desvelamento da
heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 98, p. 85-90, ago. 1996.
Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/798.
Acesso em: 9 ago. 2018.
LEVY; L. F.; GONÇALVES, T. O. O professor de Matemática: quem é? Revista
Paranaense de Educação Matemática (RPEM), Campo Mourão, PR, v. 5, n. 8, p. 60-
82, jan.-jun. 2016. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/
rpem/article/view/1226. Acesso em: 22 out. 2019.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente,
v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: https://revformacao
docente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8. Acesso em: 24 abr. 2016.
MELO, C. I. B. de. Constituição da identidade profissional de professores de
Matemática sob a ótica dos formadores. Dissertação (Mestrado Acadêmico em
Educação). Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2021. Disponível em:
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99845. Acesso
em: 20 abr. 2021.
MELO, C. I. B. de. O processo de constituição da identidade docente do professor de
Matemática: um olhar de discentes e egressos sobre o curso de Licenciatura Plena
em Matemática da FECLESC/UECE. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura
em Matemática). Quixadá: Universidade Estadual do Ceará, 2018. Disponível em:
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=100193.
Acesso em: 20 abr. 2021.
MELO, C. I. B. de; SILVA, S. P.; FALCÃO, G. M. B. Identidade e desenvolvimento
profissional docente: dinâmica e implicações. Revista Cocar. Belém, PA, v. 15,
n. 32, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/
article/view/4146. Acesso em: 10 maio 2021.
NIAS, J. Changing times, changing identities: grieving for a lost self. In: BURGESS,
R. G. Education Research and Evaluation: For Policy and Practice? Routledge,
1991. p. 25-44.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os
professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 15-34.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In:
PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez
Editora, 1999. p. 15-34.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Carlos Ian Bezerra de Melo, Silvina Pimentel Silva, Isabel Maria Sabino de Farias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)