IDENTIDADE DOCENTE:

APONTAMENTOS SOBRE AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DO EU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v44i89.83145

Palavras-chave:

identidade profissional docente, processos identitários, formação de professores, socialização docente

Resumo

No campo da Educação, as últimas décadas foram marcadas pelo direcionamento das discussões na formação docente à esfera mais subjetiva, compreendendo o professor não mais como mero reprodutor de lições, mas como indivíduo dotado de especificidades que se torna docente através de processos socializadores na profissão. Desse contexto emerge o conceito de identidade profissional docente (IPD), considerado, em linhas gerais, como o resultado – não fixo, mas dinâmico – da imersão do sujeito na docência. Compreendendo que abordar as identidades de professores sem demarcar a base teórica que sustenta e delineia a definição dessa categoria pode acarretar imprecisões ou descontextualizações, este artigo tem por
objetivo discutir a IPD a partir do conceito de identidade, sob as óticas sociológica, psicossocial e profissional. O debate proposto intenciona, dessa forma, contribuir com pesquisas sobre identidade docente, considerando a complexidade desse objeto de estudo e demarcando elementos fundantes das discussões sobre processos identitários de professores.

Biografia do Autor

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da UECE no curso de licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Programa de Pós-graduaçaõ em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CED). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Programa de Pós-graduaçaõ em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CED). Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

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Publicado

2022-12-26