IDENTIDADE DOCENTE:
APONTAMENTOS SOBRE AS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DO EU
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v44i89.83145Palabras clave:
identidade profissional docente, processos identitários, formação de professores, socialização docenteResumen
No campo da Educação, as últimas décadas foram marcadas pelo direcionamento das discussões na formação docente à esfera mais subjetiva, compreendendo o professor não mais como mero reprodutor de lições, mas como indivíduo dotado de especificidades que se torna docente através de processos socializadores na profissão. Desse contexto emerge o conceito de identidade profissional docente (IPD), considerado, em linhas gerais, como o resultado – não fixo, mas dinâmico – da imersão do sujeito na docência. Compreendendo que abordar as identidades de professores sem demarcar a base teórica que sustenta e delineia a definição dessa categoria pode acarretar imprecisões ou descontextualizações, este artigo tem por
objetivo discutir a IPD a partir do conceito de identidade, sob as óticas sociológica, psicossocial e profissional. O debate proposto intenciona, dessa forma, contribuir com pesquisas sobre identidade docente, considerando a complexidade desse objeto de estudo e demarcando elementos fundantes das discussões sobre processos identitários de professores.
Citas
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia
do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOURDIEU, P. O senso prático. São Paulo: Vozes, 2009.
BRANDÃO, Z.; ALTMANN, H. Algumas hipóteses sobre a transformação dos
habitus. Boletim SOCED, Rio de Janeiro, n. 1, p. 1-12, 2005. Disponível em:
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59
15@1. Acesso em: 7 jun. 2019.
CIAMPA, A. da C. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de
psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São
Paulo: Martins Fontes, 2005.
FARIAS, I. M. S. de; SALES, J. de O. C. B.; BRAGA, M. M. S. de C.; FRANÇA, M. do S. L.
M. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4. ed. Brasília: Líber Livro, 2014.
GATTI, B. A. Os professores e suas identidades: o desvelamento da
heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 98, p. 85-90, ago. 1996.
Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/798.
Acesso em: 9 ago. 2018.
LEVY; L. F.; GONÇALVES, T. O. O professor de Matemática: quem é? Revista
Paranaense de Educação Matemática (RPEM), Campo Mourão, PR, v. 5, n. 8, p. 60-
82, jan.-jun. 2016. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/
rpem/article/view/1226. Acesso em: 22 out. 2019.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente,
v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em: https://revformacao
docente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8. Acesso em: 24 abr. 2016.
MELO, C. I. B. de. Constituição da identidade profissional de professores de
Matemática sob a ótica dos formadores. Dissertação (Mestrado Acadêmico em
Educação). Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2021. Disponível em:
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99845. Acesso
em: 20 abr. 2021.
MELO, C. I. B. de. O processo de constituição da identidade docente do professor de
Matemática: um olhar de discentes e egressos sobre o curso de Licenciatura Plena
em Matemática da FECLESC/UECE. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura
em Matemática). Quixadá: Universidade Estadual do Ceará, 2018. Disponível em:
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=100193.
Acesso em: 20 abr. 2021.
MELO, C. I. B. de; SILVA, S. P.; FALCÃO, G. M. B. Identidade e desenvolvimento
profissional docente: dinâmica e implicações. Revista Cocar. Belém, PA, v. 15,
n. 32, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/
article/view/4146. Acesso em: 10 maio 2021.
NIAS, J. Changing times, changing identities: grieving for a lost self. In: BURGESS,
R. G. Education Research and Evaluation: For Policy and Practice? Routledge,
1991. p. 25-44.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os
professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 15-34.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In:
PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez
Editora, 1999. p. 15-34.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Carlos Ian Bezerra de Melo, Silvina Pimentel Silva, Isabel Maria Sabino de Farias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)