MEMÓRIA, IDENTIDADE E SABERES COMO ALIADOS DA APRENDIZAGEM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93184

Keywords:

Memórias, Identidades, Saberes, Aprendizagem, Comunidade educacional

Abstract

A pesquisa, Memórias, Identidades e Saberes como Aliados da Aprendizagem, buscou compreender como o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia valoriza as identidades e histórias de vida dos estudantes; a pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa exploratória, o foco esteve no caráter subjetivo da análise do objeto estudado. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturadas online pelo Google Meet com alunos da escola, professores e membros das comunidades. Ao adotar uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou ir além dos dados quantitativos, explorando a riqueza das experiências individuais e coletivas. Isso permitiu uma compreensão mais aprofundada do papel das memórias, identidades e saberes no contexto educacional do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, contribuindo assim para uma visão mais contextualizada da aprendizagem na instituição de ensino. Os achados apontam a relevância de reconhecer e valorizar as memórias, identidades e os saberes dos estudantes. A integração dessas vivências às práticas pedagógicas não apenas facilita, mas também fortalece a aprendizagem e a formação crítica dos alunos.

Author Biographies

Maria de Castro Souza, Universidade Estadual da Bahia - UNEB

Mestranda em Ensino, Linguagens e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Mídias Digitais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Nivaldo Osvaldo Dutra, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em História Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor concursado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

References

ARROYO, M. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.

BATISTA, Josiele Oliveira. Josiele Oliveira Batista: depoimento [08 out. 2021].

BORGES, Geovane dos Santos. Geovane dos Santos Borges: depoimento [10 nov.2021].

ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? [recurso eletrônico] Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: educação como prática da liberdade. São Paulo, editora WMF Martins Fontes, 2013.

JESUS, André Lúcio Joaquim de. André Lúcio Joaquim de Jesus: depoimento [10 dez.2021].

JESUS, Claudete de. Claudete de Jesus: depoimento [08 dez.2021].

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ____. Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

MAFRA, Fabiana Lopes. Fabiana Lopes Mafra: depoimento [08 nov.2021].

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

OLIVEIRA, Marina de Jesus. Marina de Jesus Oliveira: depoimento [23 out. 2021].

POLLACK, M. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. Disponível em:

http://www.pgedf.ufpr.br/memoria%20e%20identidadesocial%20A%20capraro%202.pdf, Acesso em 03 de maio. 2022.

RODRIGUES, Sirleide dos Santos. Sirleide dos Santos Rodrigues: depoimento [08 dez.2021].

SILVA, Erivaldo de jesus. Erivaldo de jesus Silva: depoimento [12 dez.2021].

TRINDADE, Bruna Almeida. Bruna Almeida Trindade: depoimento [13 out. 2021].

Published

2024-06-24