CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO POR PROFESSORES E ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA DE HUMAITÁ/AM
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93490Keywords:
Alfabetização, Métodos de Alfabetização, Formação de professoresAbstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, realizada em 2020, que objetivou investigar concepções e práticas de alfabetização de nove acadêmicos de Pedagogia e 17 professores alfabetizadores de Humaitá, estado do Amazonas. Os dados, coletados por meio de questionários aplicados via Google Forms e analisados mediante análise textual discursiva, indicam que a maioria dos então acadêmicos não se sentia preparada para atuar em classes de alfabetização e apontou os métodos tradicionais como os mais eficazes; e que os professores atuantes compreendiam não existir um método único capaz de alfabetizar.
References
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
BRANDT, Aieska de Souza. Contribuições do Trabalho Colaborativo para a Educação Infantil: intervenção pedagógica com professoras de uma escola municipal de Porto Velho/RO. 2023. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
COLELLO, S. M. G. Alfabetização e letramento: o que será que será?. In: ARANTES, V. A.; LEITE, S. A. S.; COLELLO, S. M. G. Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010. p. 75-127.
FRANCIOLI, Fátima A. S. Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. 226f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Base de dados por municípios das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias do Brasil. Brasília: Ministério da Educação, 2022.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2016. Brasília: Ministério da Educação, 2022
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MORAIS, Artur G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012
REGO, Tereza C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2008.
SFORNI, Marta Sueli F.; VIEIRA, Renata A. Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente. EDUCAÇÃO. v. 31, n. 3, UEM, 2008.
SFORNI, Marta S. F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 7, n. 1, p. 120-132, 2004.
SANTOS, XX; AUTOR, XX; Artigo publicado em periódico científico. <>. 2023.
SILVA, XX; AUTOR, XX; Artigo publicado em periódico científico. <>. 2022.
SOUSA, Andrirlei Santos. Formação e atuação docente para o ensino da escrita na perspectiva histórico-cultural: uma intervenção pedagógica com professoras de 5º Ano de Ariquemes/RO. 2023. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
VIGOTSKII, Lev S. Aprendizagem e desenvolvimento Intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 11 ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Anne Mariette Alves Costa Souza, Rafael Fonseca de Castro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)