CONCEPÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO POR PROFESSORES E ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA DE HUMAITÁ/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93490

Palavras-chave:

Alfabetização, Métodos de Alfabetização, Formação de professores

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, realizada em 2020, que objetivou investigar concepções e práticas de alfabetização de nove acadêmicos de Pedagogia e 17 professores alfabetizadores de Humaitá, estado do Amazonas. Os dados, coletados por meio de questionários aplicados via Google Forms e analisados mediante análise textual discursiva, indicam que a maioria dos então acadêmicos não se sentia preparada para atuar em classes de alfabetização e apontou os métodos tradicionais como os mais eficazes; e que os professores atuantes compreendiam não existir um método único capaz de alfabetizar.

 

Biografia do Autor

Anne Mariette Alves Costa Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atua como Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) no município de Humaitá (AM). 

Rafael Fonseca de Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Doutor, mestre e especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-doutor em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pedagogo e cientista da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professor do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), atuando como Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar (PPGEEProf).

Referências

BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.

BRANDT, Aieska de Souza. Contribuições do Trabalho Colaborativo para a Educação Infantil: intervenção pedagógica com professoras de uma escola municipal de Porto Velho/RO. 2023. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.

COLELLO, S. M. G. Alfabetização e letramento: o que será que será?. In: ARANTES, V. A.; LEITE, S. A. S.; COLELLO, S. M. G. Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010. p. 75-127.

FRANCIOLI, Fátima A. S. Contribuições da perspectiva histórico-cultural para a alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. 226f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Araraquara, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Base de dados por municípios das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias do Brasil. Brasília: Ministério da Educação, 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2016. Brasília: Ministério da Educação, 2022

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAIS, Artur G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012

REGO, Tereza C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2008.

SFORNI, Marta Sueli F.; VIEIRA, Renata A. Ensinar e aprender: o acadêmico em atividade docente. EDUCAÇÃO. v. 31, n. 3, UEM, 2008.

SFORNI, Marta S. F. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 7, n. 1, p. 120-132, 2004.

SANTOS, XX; AUTOR, XX; Artigo publicado em periódico científico. <>. 2023.

SILVA, XX; AUTOR, XX; Artigo publicado em periódico científico. <>. 2022.

SOUSA, Andrirlei Santos. Formação e atuação docente para o ensino da escrita na perspectiva histórico-cultural: uma intervenção pedagógica com professoras de 5º Ano de Ariquemes/RO. 2023. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.

VIGOTSKII, Lev S. Aprendizagem e desenvolvimento Intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 11 ed. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2024-10-22