ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA

O CONCEITO DE INFORMAÇÃO E SUAS ADVERSIDADES NA ERA DIGITAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93498

Keywords:

Educação, Informação, Tecnologia

Abstract

O artigo trata das adversidades decorrentes do conceito de informação como “objeto”, em especial para o ensino-aprendizagem, e o papel que o discurso sobre as tecnologias assume nesse contexto. Realizada por meio de revisão bibliográfica e análise de discurso (Orlandi, 2015) a pesquisa encontra seus resultados descritos neste artigo em três unidades. A primeira aborda o conceito de “informação”, especialmente sobre os aspectos relacionados ao seu reconhecimento como objeto. A segunda trata do discurso que performa o significado atribuído à tecnologia digital. A terceira unidade aborda as implicações adversas que a informação reificada lança sobre o ensino-aprendizagem.

Author Biography

Alejandro Knaesel Arrabal, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Direito Público (UNISINOS). Mestre em Ciências Jurídicas (UNIVALI). Especialista em Direito Administrativo (FURB). Professor de Metodologia da Pesquisa em Cursos de Especialização da FURB. Professor de Direito da Propriedade Intelectual e Metodologia da Pesquisa Jurídica do Curso de Graduação em Direito da FURB. Professor de Direito Administrativo do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Membro do grupo Estado, Sociedade e Relações Jurídicas Contemporâneas (CNPq). Membro do NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica da FURB. 

References

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 36. ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2014.

BERNERS-LEE, Tim. Uma Carta Magna para a Internet. TED, 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rCplocVemjo Acesso em: 5 fev. 2023.

BURKE, Peter. Problemas causados por Gutenberg: a explosão da informação nos primórdios da Europa moderna. Estudos Avançados, v. 16, n. 44, 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142002000100010. Acesso em: 10 abr. 2024.

ECHEVERRÍA, Rafael. Ontología del lenguaje. 6. ed. Chile: J. C. Sáez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 56. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Tradução Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Revisão da tradução Marco Antonio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2008.

LOGAN, Robert K. Que é informação? A propagação da organização na biosfera, na simbolosfera, na tecnosfera e na econosfera. Tradução Adriana Braga. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2012.

MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, Dora. Fried. Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto alegre: ArtmED, 1996.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Tradução Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MOSÉ, Viviane. O que pode a palavra?. In: Encontro Estadual do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, XXIII, 2022. Cuiabá: Procuradoria-Geral de Justiça, 2022.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

RODRIGUES, Ubirajara Alencar. Codicologia, história e cultura. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 3, p. 614–627, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8641656. Acesso em: 28 maio. 2024.

SHANNON, Claude Elwood. A Mathematical Theory of Communication. The Bell System Technical Journal, v. 27, p. 379-423, 623-656, jul. oct, 1948. Disponível em: https://people.math.harvard.edu/~ctm/home/text/others/shannon/entropy/entropy.pdf. Acesso em: 18 maio 2024.

SIQUEIRA, Ana Carla de Abreu. A crítica de Heidegger ao esquema sujeito-objeto. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, v. 6, n. 2, p. 163-175, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.12957/ek.2017.30721. Acesso em: 12 maio. 2024.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

Published

2024-12-24