ENSINO-APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA

O CONCEITO DE INFORMAÇÃO E SUAS ADVERSIDADES NA ERA DIGITAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93498

Palabras clave:

Educação, Informação, Tecnologia

Resumen

O artigo trata das adversidades decorrentes do conceito de informação como “objeto”, em especial para o ensino-aprendizagem, e o papel que o discurso sobre as tecnologias assume nesse contexto. Realizada por meio de revisão bibliográfica e análise de discurso (Orlandi, 2015) a pesquisa encontra seus resultados descritos neste artigo em três unidades. A primeira aborda o conceito de “informação”, especialmente sobre os aspectos relacionados ao seu reconhecimento como objeto. A segunda trata do discurso que performa o significado atribuído à tecnologia digital. A terceira unidade aborda as implicações adversas que a informação reificada lança sobre o ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Alejandro Knaesel Arrabal, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Direito Público (UNISINOS). Mestre em Ciências Jurídicas (UNIVALI). Especialista em Direito Administrativo (FURB). Professor de Metodologia da Pesquisa em Cursos de Especialização da FURB. Professor de Direito da Propriedade Intelectual e Metodologia da Pesquisa Jurídica do Curso de Graduação em Direito da FURB. Professor de Direito Administrativo do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Membro do grupo Estado, Sociedade e Relações Jurídicas Contemporâneas (CNPq). Membro do NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica da FURB. 

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Publicado

2024-12-24