LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:

MAPEAMENTO DE PESQUISAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93711

Keywords:

Letramento, Letramento literário, Formação docente

Abstract

O presente artigo enfoca o letramento literário na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No contexto de escolarização da literatura, o letramento literário contribui para a formação crítica do estudante e promove a humanização, por meio das relações estabelecidas entre o sujeito e o texto. Neste âmbito, a atuação do professor como mediador é primordial, pois cabe a ele intermediar o contato do aluno com a cultura do escrito. Logo, o objetivo principal deste artigo é mapear estudos recentes sobre letramento literário e formação continuada de professores. Busca-se verificar qual é a concepção docente de letramento literário evidenciada por pesquisas contemporâneas. O referencial teórico contempla Soares (1986; 2003, 2018), Cosson (2009), Lajolo e Zilberman, (2017), Zilberman (1991), Amorim et al. (2022), Imbernón, Shigunov Neto e Silva (2020), Imbernón (2010) e Gatti (2022). Realiza-se pesquisa bibliográfica de abordagem quanti-qualitativa. Como resultados, aponta-se para a citação recorrente de Magda Soares e Rildo Cosson; o uso da metodologia de pesquisa-ação, majoritariamente; e o entendimento docente acerca do letramento literário de forma pouco aprofundada. Evidencia-se a relevância e potencialidade da formação continuada docente para a efetivação do ensino de literatura na escola.

Author Biographies

Vitória Caroline dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). 

Marcia Cristina Argenti, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Livre-docente em Estudos da Infância pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

References

AMORIM, M. A. [et all]. Literatura na escola. São Paulo: Contexto, 2022.

BEZERRA, A. C. F. Da formação docente à formação de leitores/as literários/as: um estudo sobre as contribuições de uma ação formativa na escola. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2021.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed São Paulo: Contexto, 2009.

GATTI, B. A. Duas décadas do século XXI: e a formação de professores? Revista Internacional de Formação de Professores. (RIFP), Itapetininga, v. 7, p. 1-15, 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Artmed:São Paulo, 2010.

IMBERNÓN, F.; SHIGUNOV NETO, A.; SILVA, A. C. da. Reflexiones sobre el conocimiento en la formación de docentes en comunidades de práctica. Revista Iberoamericana de Educación, 82(1), 161–172, 2020.

LAJOLO, M. ; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: uma nova/outra história. Curitiba, PR, PUCPRess, 2017.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. Atlas. São Paulo, 1992.

LUIZ, S. W. Formação continuada de professores alfabetizadores: um processo de coconstrução entre universidade e escola. Tese (doutorado). Universidade do Vale do Rio Sinos. São Leopoldo, 2022

NÓBREGA, J. R. P. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: impactos na prática pedagógica de uma professora alfabetizadora na formação de leitores literários. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2022.

RODRIGUES, H. C. A. Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Amazonas, 2022.

SÃO JOSÉ, L. Os efeitos do pró-letramento na formação das professoras alfabetizadoras do município de Conselheiro Lafaiete. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2012.

SOARES, M. Letramento-um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG, Autêntica, 2018.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de alfabetização, Leitura e Escrita. Revista Brasileira de Educação. outubro de 2003.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

SOARES, M. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 2. ed. São Paulo. Ática: 1986.

ZILBERMAN, R.. A literatura infantil na escola. São Paulo, SP, Global, 2015.

ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1991.

Published

2024-12-24