LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES:
MAPEAMENTO DE PESQUISAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93711Palavras-chave:
Letramento, Letramento literário, Formação docenteResumo
O presente artigo enfoca o letramento literário na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No contexto de escolarização da literatura, o letramento literário contribui para a formação crítica do estudante e promove a humanização, por meio das relações estabelecidas entre o sujeito e o texto. Neste âmbito, a atuação do professor como mediador é primordial, pois cabe a ele intermediar o contato do aluno com a cultura do escrito. Logo, o objetivo principal deste artigo é mapear estudos recentes sobre letramento literário e formação continuada de professores. Busca-se verificar qual é a concepção docente de letramento literário evidenciada por pesquisas contemporâneas. O referencial teórico contempla Soares (1986; 2003, 2018), Cosson (2009), Lajolo e Zilberman, (2017), Zilberman (1991), Amorim et al. (2022), Imbernón, Shigunov Neto e Silva (2020), Imbernón (2010) e Gatti (2022). Realiza-se pesquisa bibliográfica de abordagem quanti-qualitativa. Como resultados, aponta-se para a citação recorrente de Magda Soares e Rildo Cosson; o uso da metodologia de pesquisa-ação, majoritariamente; e o entendimento docente acerca do letramento literário de forma pouco aprofundada. Evidencia-se a relevância e potencialidade da formação continuada docente para a efetivação do ensino de literatura na escola.
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