EDUCAÇÃO INTEGRAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94372

Keywords:

educação integral, reforma do ensino médio, Fepae

Abstract

A pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistematizada da produção do conhecimento sobre a reforma do ensino médio e educação integral, publicada nos periódicos vinculados ao FEPAE nacional - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação entre 2018 e 2023. Os procedimentos metodológicos incluíram revisão bibliográfica e análise documental. Os critérios de seleção dos artigos se deram a partir da presença dos termos "educação integral" ou "reforma do ensino médio” no título, palavras-chave ou resumo. Na seleção foram identificados 114 periódicos da área da educação Qualis A, desse total foram selecionadas 67 revistas que após a aplicação dos descritores resultaram em 258 artigos. Os resultados da análise de categoria indicam que os estudos centram-se em uma perspectiva histórica, crítica e reflexiva sobre o tema, e apontam perspectivas e desafios atuais e futuros.

Author Biographies

Ádria Maria Catunda Dias, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal Do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação –PPGE/PGEDA-Ufopa. Coord. Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação”, HISTEDR/UFOPA. Bolsista Produtividade CNPq/Brasil.

Denilson Diniz Pereira , Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Professor da Universidade Federal do Amazonas-UFAM/FACED. Pós Doutorando em Educação pela UFOPA, Doutor em Educação pela PUCMINAS, realizou Estágio Científico no Grupo de Estudo de Metáforas, Modelos e Analogias na Tecnologia na Educação e na Ciência-GEMATEC no CEFET-MG. Professor da pós graduação dos programas CEFORT, CED e da graduação do PARFOR-UFAM. 

References

ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jaqueline. Caminhos da Educação Integral no Brasil: outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p.33-45.

BARBOSA, L. L.; COLARES, M. L. I. S. Reforma do Ensino Médio: desafios e possibilidades da educação integral. Cadernos de Pesquisa, 26(2), 295-316, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p295-316. Acesso em: 10 jan. 2024.

BARCELOS, R. G. de; MOLL, J. Educação Integral e Democracia: contextos, referências e conceitos em um campo em disputas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 17-31, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p17-31. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16305. Acesso em: 23 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC n. 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2016-pdf/49131-port-1144mais-educ-pdf/file. Acesso em: 23 dez. 2023.

BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n o 9.394, de 20 de

dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de

de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação

Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho -

CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de

de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de

Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília – DF,

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAETANO, M. R.; MARTINI ALVES, A. A. Ensino Médio no Brasil no Contexto das Reformas Educacionais: um campo de disputas?. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 718-736, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p718-736. Acesso em: 10 jan. 2024.

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz; GALVÃO, Nelson Luiz Gimenes. A educação integral na

perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: em defesa da educação escolar e do trabalho

docente. Dialogia, São Paulo, n. 42, p. 1-23, e22285, set./dez. 2023.

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; COLARES, Anselmo Alencar; CARDOZO, Maria José Pires Barros. Permanências, rupturas e desafios na educação brasileira. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 186-206, 7 Jan. 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15141. Acesso em: 22 maio 2024.

DA SILVA, N. F.; COLARES, M. L. I. S. A educação integral no Oeste do Pará: o estado do conhecimento a partir das dissertações do PPGE-UFOPA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 379-394, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6386. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6386. Acesso em: 5 abr. 2024.

DUBET, François. O que é uma Escola justa? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555,

set./dez. 2004. Disponível em: 02_DUBET (scielo.br). Acesso em: 5 abr. 2024.

FORNARI, Márcia. A Política de Financiamento do Banco Mundial para a Reforma do Ensino Médio no Governo Temer. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio no Brasil: (Im)Possibilidades político históricas. In: MOLL, J.; GARCIA, S. (org.). Ensino Médio para todos no Brasil: que Ensino Médio? Porto Alegre: CirKula, 2020. p. 21-42.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. COUTINHO, Carlos Nelson (Organizador e tradutor). Rio de Janeiro – RJ. Civilização Brasileira. 1982.

LIMA, F. das C. S.; ALMADA, J. U. P. S. de. Educação integral: concepções, experiências e a

sinalização do projeto de lei do plano nacional de educação 2011-2020. In: LIMA, F. das C. S.;

LIMA, L. M.; CARDOZO, M. J. P. B. (Org.). Educação integral: ideário pedagógico, políticas e práticas. São Luís: Edufma, 2013.

MACIEL, Antônio Carlos; JACOMELI, Maria Regina Martins; BRASILEIRO, Tânia Suely.

Fundamentos da educação integral politécnica: da teoria à prática. Educação e Sociedade.

Campinas, v. 38, no. 139, p.473-488, 2017.

MARCHI, M.; DA SILVA, M. P.; MACHADO DOS SANTOS, A. Do discurso ao percurso da reforma do ensino médio no Brasil: análise de conflitos e interesses. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5875. Acesso em: 19 dez. 2023.

MOLL, Jaqueline. A agenda da educação integral: compromissos para a sua consolidação

como política pública. In: MOLL, J. (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil. Porto

Alegre: Penso, 2012. p. 129-146.

PEREIRA, Cláudia Simony Mourão. Reforma do Ensino Médio - Lei 13.415/2017: avanços ou

retrocessos na educação? 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em

Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,

Seropédica, 2019.

REVISTA COCAR. Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação. Belém-PA. ISSN: 1981-9269. e-ISSN: 2237-0315. Prefixo DOI: 10.31792 . Qualis: A2. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/about/contact. Acesso em: 5 abr. 2024.

REVISTA DA FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação I – DEDC, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). ISSN: 0104-7043, e-ISSN: 2358-0194, Prefixo DOI: 10.21879. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/about. Acesso em: 5 abr. 2024.

REVISTA INTERFACE CIENTÍFICA – Educação. Universidade Tiradentes (UNIT), Editora Universitária Tiradentes, Aracaju-SE. ISSN IMPRESSO: 2316-333X, ISSN DIGITAL: 2316-3828, DOI: 10.17564/2316-3828. Qualis A4. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/about. Acesso em: 5 abr. 2024.

CADERNOS DE PESQUISA. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). ISSN 2178-2229. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/about. Acesso em: 5 abr. 2024.

SENA ALMEIDA, E.; IMBIRIBA SOUSA COLARES, M. L. Políticas Indutoras de Educação Integral: uma revisão sistematizada. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01-23, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1476. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1476. Acesso em: 5 abr. 2024.

TEIXEIRA, A. S. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. Rio de Janeiro: José Olympio, 1936.

VIANNA, R. de B.; SILVEIRA, Éder da S. Apontamentos sobre as dimensões constitutivas da Educação Integral em perspectiva crítica. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5786. Acesso em: 19 dez. 2023.

Published

2024-10-20