EDUCAÇÃO INTEGRAL E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.94372Palabras clave:
educação integral, reforma do ensino médio, FepaeResumen
A pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistematizada da produção do conhecimento sobre a reforma do ensino médio e educação integral, publicada nos periódicos vinculados ao FEPAE nacional - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação entre 2018 e 2023. Os procedimentos metodológicos incluíram revisão bibliográfica e análise documental. Os critérios de seleção dos artigos se deram a partir da presença dos termos "educação integral" ou "reforma do ensino médio” no título, palavras-chave ou resumo. Na seleção foram identificados 114 periódicos da área da educação Qualis A, desse total foram selecionadas 67 revistas que após a aplicação dos descritores resultaram em 258 artigos. Os resultados da análise de categoria indicam que os estudos centram-se em uma perspectiva histórica, crítica e reflexiva sobre o tema, e apontam perspectivas e desafios atuais e futuros.
Citas
ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jaqueline. Caminhos da Educação Integral no Brasil: outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p.33-45.
BARBOSA, L. L.; COLARES, M. L. I. S. Reforma do Ensino Médio: desafios e possibilidades da educação integral. Cadernos de Pesquisa, 26(2), 295-316, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p295-316. Acesso em: 10 jan. 2024.
BARCELOS, R. G. de; MOLL, J. Educação Integral e Democracia: contextos, referências e conceitos em um campo em disputas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 17-31, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p17-31. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16305. Acesso em: 23 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria MEC n. 1.144, de 10 de outubro de 2016. Institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2016-pdf/49131-port-1144mais-educ-pdf/file. Acesso em: 23 dez. 2023.
BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n o 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de
de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho -
CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de
de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de
Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília – DF,
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAETANO, M. R.; MARTINI ALVES, A. A. Ensino Médio no Brasil no Contexto das Reformas Educacionais: um campo de disputas?. Interfaces Científicas - Educação, 8(3), 718-736, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p718-736. Acesso em: 10 jan. 2024.
CARVALHO, Celso do Prado Ferraz; GALVÃO, Nelson Luiz Gimenes. A educação integral na
perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica: em defesa da educação escolar e do trabalho
docente. Dialogia, São Paulo, n. 42, p. 1-23, e22285, set./dez. 2023.
COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; COLARES, Anselmo Alencar; CARDOZO, Maria José Pires Barros. Permanências, rupturas e desafios na educação brasileira. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 186-206, 7 Jan. 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15141. Acesso em: 22 maio 2024.
DA SILVA, N. F.; COLARES, M. L. I. S. A educação integral no Oeste do Pará: o estado do conhecimento a partir das dissertações do PPGE-UFOPA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 379-394, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6386. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6386. Acesso em: 5 abr. 2024.
DUBET, François. O que é uma Escola justa? Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 539-555,
set./dez. 2004. Disponível em: 02_DUBET (scielo.br). Acesso em: 5 abr. 2024.
FORNARI, Márcia. A Política de Financiamento do Banco Mundial para a Reforma do Ensino Médio no Governo Temer. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.
FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio no Brasil: (Im)Possibilidades político históricas. In: MOLL, J.; GARCIA, S. (org.). Ensino Médio para todos no Brasil: que Ensino Médio? Porto Alegre: CirKula, 2020. p. 21-42.
GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. COUTINHO, Carlos Nelson (Organizador e tradutor). Rio de Janeiro – RJ. Civilização Brasileira. 1982.
LIMA, F. das C. S.; ALMADA, J. U. P. S. de. Educação integral: concepções, experiências e a
sinalização do projeto de lei do plano nacional de educação 2011-2020. In: LIMA, F. das C. S.;
LIMA, L. M.; CARDOZO, M. J. P. B. (Org.). Educação integral: ideário pedagógico, políticas e práticas. São Luís: Edufma, 2013.
MACIEL, Antônio Carlos; JACOMELI, Maria Regina Martins; BRASILEIRO, Tânia Suely.
Fundamentos da educação integral politécnica: da teoria à prática. Educação e Sociedade.
Campinas, v. 38, no. 139, p.473-488, 2017.
MARCHI, M.; DA SILVA, M. P.; MACHADO DOS SANTOS, A. Do discurso ao percurso da reforma do ensino médio no Brasil: análise de conflitos e interesses. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5875. Acesso em: 19 dez. 2023.
MOLL, Jaqueline. A agenda da educação integral: compromissos para a sua consolidação
como política pública. In: MOLL, J. (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil. Porto
Alegre: Penso, 2012. p. 129-146.
PEREIRA, Cláudia Simony Mourão. Reforma do Ensino Médio - Lei 13.415/2017: avanços ou
retrocessos na educação? 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em
Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,
Seropédica, 2019.
REVISTA COCAR. Universidade do Estado do Pará - Centro de Ciências Sociais e Educação. Belém-PA. ISSN: 1981-9269. e-ISSN: 2237-0315. Prefixo DOI: 10.31792 . Qualis: A2. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/about/contact. Acesso em: 5 abr. 2024.
REVISTA DA FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação I – DEDC, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). ISSN: 0104-7043, e-ISSN: 2358-0194, Prefixo DOI: 10.21879. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/about. Acesso em: 5 abr. 2024.
REVISTA INTERFACE CIENTÍFICA – Educação. Universidade Tiradentes (UNIT), Editora Universitária Tiradentes, Aracaju-SE. ISSN IMPRESSO: 2316-333X, ISSN DIGITAL: 2316-3828, DOI: 10.17564/2316-3828. Qualis A4. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/about. Acesso em: 5 abr. 2024.
CADERNOS DE PESQUISA. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). ISSN 2178-2229. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/about. Acesso em: 5 abr. 2024.
SENA ALMEIDA, E.; IMBIRIBA SOUSA COLARES, M. L. Políticas Indutoras de Educação Integral: uma revisão sistematizada. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01-23, 2023. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1476. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1476. Acesso em: 5 abr. 2024.
TEIXEIRA, A. S. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. Rio de Janeiro: José Olympio, 1936.
VIANNA, R. de B.; SILVEIRA, Éder da S. Apontamentos sobre as dimensões constitutivas da Educação Integral em perspectiva crítica. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5786. Acesso em: 19 dez. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ádria Maria Catunda Dias, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Denilson Diniz Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)