UMA VISÃO INTERCULTURAL CRÍTICA DO ENSINO DE DEAD MAN’S PATH
DOI:
https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81184Palabras clave:
língua inglesa, contos, interculturalidade críticaResumen
Este artigo representa um recorte de uma pesquisa intitulada O uso de contos em sala de aula de língua inglesa: um estudo de leituras interculturais, que, por sua vez, faz parte do projeto chamado A porosidade das fronteiras culturais: a dialogia nas produções interculturais. Em termos de teoria, este texto discute os conceitos de Santos (2010) e Walsh (2008) acerca das epistemologias do Sul, como também discute e define a interculturalidade crítica a partir de conceitos em Kramsch (1993) e Matos (2012). Desse modo, o objetivo deste artigo é propor uma discussão, em sala de aula de língua inglesa, sobre o lugar de diferentes conhecimentos, incluindo os saberes produzidos fora dos centros europeus e americanos. Os participantes leram e discutiram o conto do escritor nigeriano Chinua Achebe (2008), intitulado Dead Man`s Path, com o intuito de debater o colonialismo na Nigéria. As falas dos alunos foram gravadas e posteriormente analisadas usando inicialmente a teoria dos domínios culturais proposta por Spradley em Participant Observation (SPRADLEY, 1980), para, em seguida, tecer uma discussão acerca da compreensão intercultural crítica das falas. Ao final do texto, este estudo aponta que a leitura literária de textos críticos em sala de aula de inglês pode contribuir para a construção de diálogos interculturais e críticos em sala.
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