UMA VISÃO INTERCULTURAL CRÍTICA DO ENSINO DE DEAD MAN’S PATH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81184

Palavras-chave:

língua inglesa, contos, interculturalidade crítica

Resumo

Este artigo representa um recorte de uma pesquisa intitulada O uso de contos em sala de aula de língua inglesa: um estudo de leituras interculturais, que, por sua vez, faz parte do projeto chamado A porosidade das fronteiras culturais: a dialogia nas produções interculturais. Em termos de teoria, este texto discute os conceitos de Santos (2010) e Walsh (2008) acerca das epistemologias do Sul, como também discute e define a interculturalidade crítica a partir de conceitos em Kramsch (1993) e Matos (2012). Desse modo, o objetivo deste artigo é propor uma discussão, em sala de aula de língua inglesa, sobre o lugar de diferentes conhecimentos, incluindo os saberes produzidos fora dos centros europeus e americanos. Os participantes leram e discutiram o conto do escritor nigeriano Chinua Achebe (2008), intitulado Dead Man`s Path, com o intuito de debater o colonialismo na Nigéria. As falas dos alunos foram gravadas e posteriormente analisadas usando inicialmente a teoria dos domínios culturais proposta por Spradley em Participant Observation (SPRADLEY, 1980), para, em seguida, tecer uma discussão acerca da compreensão intercultural crítica das falas. Ao final do texto, este estudo aponta que a leitura literária de textos críticos em sala de aula de inglês pode contribuir para a construção de diálogos interculturais e críticos em sala.

Biografia do Autor

Danilo Neves Pereira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de Língua Inglesa do Centro de Línguas da UFG.

Dilys Karen Rees, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2022-07-08