HETEROGENEIDADE EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO TRABALHO COM AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v46i92.93407

Palabras clave:

Heterogeneidade, Planejamento, Agrupamentos produtivos, Avaliação, Aprendizagem

Resumen

Através de uma análise bibliográfica, este estudo apresenta notáveis perspectivas de uma prática pedagógica que utilize, como ferramenta, os agrupamentos produtivos para lidar com a heterogeneidade em sala de aula, vislumbrando essa heterogeneidade como uma oportunidade potente na construção de conhecimento. Partindo da reflexão sobre heterogeneidade e benefícios do trabalho colaborativo, este artigo propicia uma reflexão sobre o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, do papel no professor no uso dessa ferramenta e dos possíveis desafios para a implantação dessa forma de trabalho no cotidiano escolar. Reflete ainda, sobre como avaliar e como planejar o trabalho com agrupamentos produtivos para superação de dificuldades de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciada em Pedagogia pela UNIR. 

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Graduada em Pedagogia pela UFC. Professora Titular da UFC.

Citas

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

AQUINO, J. G. Diferenças e preconceitos na escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: index.php (mec.gov.br) Acesso em 09/05/2023.

________. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização. Ano 02. Unidade 07. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica. Diretoria de apoio a Gestão Educacional. Brasília: MEC / SEB, 2012b.

COHEN, Elizabeth G. & LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo: estratégias para sala de aulas heterogêneas. Tradução: Luís Fernando M. Dorvillé, Mila M. Carneiro, Paula M. Schmaltz F. Rozin. 3ª ed. Porto Alegre, Penso. 2017.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. Teoria e prática. 5 ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004. p. 253.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar - o que é? por que? Como Fazer? - Cotidiano Escolar. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

SILVA, C. S. R. O Planejamento das práticas escolares de alfabetização. In: CASTANHEIRA, Maria Lúcia L. MACIEL, Francisca I. P.; MARTINS, Raquel M. F. (orgs). Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007.

WIGGINS, Grant & MCTIGHE, Jay. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento; tradução Sandra Maria Mallmann da Rosa. – 2. ed. (ampliada). – Porto Alegre: Penso, 2019.

Publicado

2024-12-24